INUNDAÇÕES URBANAS EM CHAPECÓ/SC (1991-2015): LEVANTAMENTO DE EVENTOS EM JORNAIS LOCAIS
Resumo
Os processos de urbanização que as cidades, nas últimas décadas, se tornaram palco de um grandioso crescimento infraestrutural e social, possuem contrapontos de alta periculosidade, um deles são as inundações urbanas. O município de Chapecó, oeste de Santa Catarina, como qualquer outra cidade média, teve seu crescimento intensificado e consequentemente esqueceu da sua hidrografia, ocupando o espaço de mananciais de água, tal circunstância resulta em um dos principais miasmas que as cidades sofrem na atualidade: às enchentes. O resumo expandido relata as informações, parciais, das atividades realizadas na primeira etapa do projeto intitulado: “Tipos de tempo e sistemas atmosféricos associados a inundações urbanas em Chapecó-SC (1991-2015)”, cujo objetivo é, justamente, compreender o ritmo dos tipos de tempo e a dinâmica atmosférica desencadeadores de casos extremos. Descreve-se assim, os resultados da pesquisa em jornais no período proposto pelo projeto supracitado, estabelecendo um feedback das ocorrências de inundações urbanas em Chapecó.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).