PREVALÊNCIA DE NÃO CONTROLE DE PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS HIPERTENSOS SOB TRATAMENTO.
Resumo
Estudo quantitativo, observacional, transversal descritivo, conduzido em Passo Fundo, RS, com uma amostra constituída por conveniência de indivíduos em atendimento nos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS) de agosto de 2018 a julho de 2019. Foram incluídos aquelescom ≥ 20 e ≤ 59 anos de idade,de ambos os sexos,com tempo de diagnóstico ≤05 anos e excluídos portadores de deficiência física ou mental. Foram coletadas informações do prontuário e aplicação de questionário estruturado. Dados sobre aspectos sociodemográficos, de saúde e de comportamento e, em seguida, foram aferidos pressão arterial (conforme técnica descrita nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial Sistêmica), peso e altura. Após a digitação dos dados, a estatística descritiva foi realizada no PSPP (distribuição livre). O protocolo do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).