ANÁLISE DE REPRESENTAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM OBJETOS VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O estudo volta-se para o desenvolvimento de atividades que comtemplam Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Matemática através da construção de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de geometria. Insere-se na perspectiva qualitativa tendo por amostra estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Chapecó, Santa Catarina. A coleta de dados contou com sessões filmadas, registros dos estudantes e diário de bordo. A organização dos dados ocorreu a partir da transcrição das sessões filmadas, e recorte de episódios com maior proximidade dos questionamentos da pesquisa, os quais foram organizados em quadros e tabelas de significados para a realização da análise em categorias de conteúdo. O tratamento e análise dos dados ponderaram as narrativas matemáticas e os argumentos dos participantes, de forma a valorizar os diferentes modos de expressão oral e escrita, e de representação nas construções realizadas com os OVA. Desta forma, os OVA contribuíram na interação com as TIC, oportunizando ao estudante um ambiente virtual dinâmico que fortalece os conteúdos, ampliando as práticas de ensino que favoreçam a aquisição de novos saberes.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).