QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA EM PULVERIZAÇÕES AGRÍCOLAS NO ALTO URUGUAI GAÚCHO.
Resumo
Na agricultura tem-se a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias ou aprimoramento das já existentes devido ao aumento populacional constante, e consequentemente a maior demanda por alimentos, deste modo destaca-se a chamada tecnologia de aplicação. A água utilizada como veículo na calda de pulverização de agrotóxicos deve ter uma boa qualidade para que não influencie no resultado final das aplicações. Com isso o presente trabalho objetivou determinar a qualidade da água utilizada em pulverizações agrícolas na região do Alto Uruguai Gaúcho e suas interferências nas tecnologias de aplicação, com vista ao melhor aproveitamento da água. Foram coletadas 32 amostras de água de 12 municípios as quais foram caraterizadas quanto a presença de oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade elétrica, pH, cor real e aparente, turbidez, dureza, cloretos, acidez, demanda química e bioquímica de oxigênio e sólidos solúveis voláteis. Tais análises foram realizadas no Laboratório de Efluentes e Resíduos da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. As fontes de coletas foram, açude, poço artesiano, nascente, poço, rio e chuva. Como resultado constatou-se que a água de açudes não é recomendada para aplicação de agrotóxicos e a água da chuva apresenta as características mais propícias para ser usada em pulverizações agrícolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).