NARRATIVAS DE JOVENS HOMENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE MASCULINIDADES E SUA (RE)CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA CIDADE DE ERECHIM/RS
Resumo
A presente pesquisa busca analisar as narrativas produzidas por jovens homens universitários sobre masculinidade(s), buscando compreender de que maneira as relações estabelecidas e experiências vivenciadas na universidade têm influenciado na construção de suas masculinidades. Na sociedade atual, permeada por desigualdades e preconceitos, percebe-se a relevância de como pesquisadores problematizarmos esta temática. Esta pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, e na sequência a realização de um grupo focal, no qual quatro jovens universitários que cursam pedagogia puderam produzir suas narrativas. Após, os dados produzidos foram transcritos, e após foram submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A pesquisa realizada foi importante, pois segundo os jovens discussões envolvendo gênero e sexualidade são escassas. Os jovens destacaram suas concepções em relação ao ser homem, e sobre a questão de gênero e a escolha profissional realizada por eles, entre outras questões envolvendo gênero. Portanto, percebe-se que as narrativas produzidas por eles apontam experiências em que sua masculinidade foi questionada em relação a sua escolha profissional. No entanto, o espaço universitário permitiu que eles percebessem que este preconceito faz parte de um padrão construído historicamente. Possibilitando assim, que eles refletissem e repensassem o ser homem na sociedade contemporânea.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).