OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Resumo
O trabalho está voltado ao desenvolvimento de atividades que visam incorporar Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Matemática através da criação de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para ensinar geometria. O estudo insere-se na perspectiva qualitativa e tem por amostra estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Chapecó, Santa Catarina. A coleta de dados contou com sessões filmadas, além de registros dos estudantes e diário de bordo. A organização dos dados ocorreu a partir da transcrição das sessões filmadas, e recorte de episódios com maior proximidade dos questionamentos da pesquisa, que foram organizados em quadros e tabelas de significados para encaminhar a análise em categorias de conteúdo. O tratamento e análise dos dados consideraram as narrativas matemáticas e os argumentos dos participantes, de forma a valorizar os diferentes modos de expressão oral e escrita, e de representação nas construções realizadas com os OVA. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem contribuíram na interação com as TIC, no sentido de proporcionar ao estudante uma alternativa de visualização dos conceitos matemáticos com a utilização de um ambiente dinâmico, que valorizou os argumentos do cotidiano utilizados pelos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).