OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

  • Eliziane Comachio Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó
  • Nilce Fátima Scheffer Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O trabalho está voltado ao desenvolvimento de atividades que visam incorporar Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Matemática através da criação de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para ensinar geometria. O estudo insere-se na perspectiva qualitativa e tem por amostra estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Chapecó, Santa Catarina. A coleta de dados contou com sessões filmadas, além de registros dos estudantes e diário de bordo. A organização dos dados ocorreu a partir da transcrição das sessões filmadas, e recorte de episódios com maior proximidade dos questionamentos da pesquisa, que foram organizados em quadros e tabelas de significados para encaminhar a análise em categorias de conteúdo. O tratamento e análise dos dados consideraram as narrativas matemáticas e os argumentos dos participantes, de forma a valorizar os diferentes modos de expressão oral e escrita, e de representação nas construções realizadas com os OVA. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem contribuíram na interação com as TIC, no sentido de proporcionar ao estudante uma alternativa de visualização dos conceitos matemáticos com a utilização de um ambiente dinâmico, que valorizou os argumentos do cotidiano utilizados pelos estudantes.

Biografia do Autor

Eliziane Comachio, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó

Acadêmica de Matemática - Licenciatura, Membro do Grupo de Pesquisas em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul;Bolsista de Iniciação Científica FAPESC edital 07/2015.

Publicado
13-09-2018