ELABORAÇÃO DE UM MANUSCRITO DE REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE BACTERIÓFAGOS EM TRATAMENTOS MÉDICOS
Resumo
Bacteriófagos (fagos) são vírus que infectam organismos procariotos, incluindo os organismos pertencentes aos domínios Eubacteria e Archaea. Estes microrganismos são as entidades biológicas mais numerosas do planeta e são reconhecidos como importantes vetores para o fluxo de matéria, energia e informação em ambientes naturais. Além de estarem envolvidos com os processos de ciclagem de nutrientes e ciclos biogeoquímicos do planeta, os bacteriófagos tem sido recorrentemente considerados pela ciência como possíveis aliados para o tratamento de doenças em humanos, tais como cáries, acne, mal de Alzheimer e doença de Parkinson, por exemplo. Nos últimos anos, a emergência de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos implica em uma necessidade de novas práticas terapêuticas, e os fagos representam uma alternativa digna de estudos aprofundados. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sistemática em banco de dados de artigos científicos com as informações mais atuais sobre o uso de bacteriófagos para tratamento de infecções e doenças em humanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).