ISOLAMENTO E SELEÇÃO DE MICRORGANISMOS PARA USO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE CURTUMES
Resumo
O cromo hexavalente (Cr VI) é um metal altamente tóxico e carcinogênico para os seres vivos. Esse metal pesado é utilizado em indústrias de curtumes e, portanto, é encontrado em altas concentrações em efluentes industriais. Este trabalho teve por finalidade propor uma alternativa economicamente viável para o tratamento de efluentes de curtume contaminados por Cr (VI), sendo o tratamento biológico por meio da remoção de Cr (VI) por microrganismos, uma tecnologia potencialmente atrativa. Desta forma, o objetivo do estudo foi isolar microrganismos para a aplicação na remediação de águas residuais de curtume visando à redução da concentração de Cromo (VI). Foram isoladas sete cepas fúngicas do solo contaminado, as quais foram submetidas à testes de tolerância ao Cr (VI). A máxima remoção de Cr (VI) foi de 100 %, obtida em 96 horas, por meio de uma fermentação utilizando um dos microrganismos isolados, que foi inoculado em um efluente sintético com concentração inicial de Cr (VI) de 20 mg.L-1. Nos testes com o efluente real, o microrganismo apresentou 52% de remoção do Cr (VI). Portanto, este estudo revela o forte potencial de microrganismos para a remoção de Cr (VI) de efluentes industriais.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).