O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO (Edital PIBIC/CNPq 398/UFFS/2017)
Resumo
Este trabalho apresenta resultados do projeto de pesquisa O ensino de física através de experimentos didáticos de baixo custo (edital pibic/cnpq 398/uffs/2017), cujo objetivo é a confecção de diversos experimentos de física e materiais didáticos de apoio para execução, reprodução e análise dos experimentos, utilizando materiais de baixo custo e de fácil acesso. Esta proposta possibilita a realização desses experimentos utilizando materiais, ferramentas e espaços comuns em colégios, como a sala de aula, sem a necessidade de um laboratório especifico, visto a indisponibilidade de laboratórios em diversas escolas. É grande a necessidade de demonstração prática de experimentos relacionados a conceitos físicos, para um melhor aprendizado dos alunos, evitando, assim, apenas a exposição teórica e tornando a aula mais atraente, gerando mais interesse dos alunos. São feitos roteiros experimentais para facilitar a elaboração ou reprodução dos experimentos, disponibilizando aos professores de física ideias de experimentos de fáceis reprodução, relacionado e sistematizado com diversos conteúdos propostos nas ementas dos planos de ensino. Com isso pretende-se contribuir com professores ao lecionarem a disciplina de física, permitindo a verificação na prática de vários conceitos teóricos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).