MONITORAMENTO E CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE DE ERECHIM – RS
Resumo
Realizar um controle constante das concentrações dos poluentes presentes na atmosfera terrestre é de extrema importância, uma vez que esses poluentes são nocivos à saúde humana e podem ser a causa de diversas doenças respiratórias, além de serem contribuintes para o agravamento do efeito estufa e das mudanças climáticas decorrentes deste processo, em escala regional e inclusive global.O objetivo deste trabalho foi desenvolver, testar e avaliar amostradores passivos, para monitorar os gases NOx, SOx COVs e O3, além de testar e avaliar amostradores ativos/automáticos para monitorar Materiais Particulados, CO2, CO, NOx, SOx, COVs e O3. O monitoramento foi realizado em 3 pontos estratégicos definidos ao longo da área central da cidade de Erechim/RS e na área industrial (Avenida Maurício Cardoso, Distrito Industrial e BR-153) e se desenvolveu de maneira permanente. As concentrações dos poluentes medidos ficaram abaixo dos valores máximos permitidos nas legislações vigentes, provando que os pontos amostrados em Erechim/RS encontram-se dentro dos parâmetros estabelecidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

