QUESTÕES DE GÊNERO E GESTÃO PÚBLICA – UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA ASCENSÃO DAS MULHERES EM CARGOS ELETIVOS NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 1990 E 2016
Resumo
O presente trabalho é resultado da pesquisa referente ao Edital Nº321/UFFS/2017 da bolsa de iniciação científica PROBIC/FAPERGS. O objetivo principal do trabalho foi realizar uma pesquisa acerca da descrição do perfil das mulheres que foram eleitas, para cargos de vereadoras, prefeitas, deputadas estaduais, deputadas federais, senadoras e governadora no estado do Rio Grande do Sul entre o período de 1990 a 2016, com dados como idade, profissão, estado civil, escolaridade e partidos políticos. Neste sentido, constatou que o perfil predominante das mulheres eleitas são: casadas, de ensino superior completo, com a profissão de professora, dos partidos políticos PT, PMDB e PSDB e com a idade de 51 anos. Além disso, cabe salientar que a questão de Gênero e suas sub-representações na gestão pública é um tema inerente, pois o estudo é inédito e apresenta questões relevantes sobre o quadro do Rio Grande Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).