ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PIBID - ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS (CIÊNCIAS, QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA)

  • Camila Taglietti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Iône Inês Pinsson Slongo
Palavras-chave: Formação de professores, PIBID, Saberes da docência.

Resumo

Há um expressivo quantitativo de produções acadêmicas em esfera nacional, que analisam o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A presente pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” (FERREIRA, 2002) e teve o objetivo de inventariar, ordenar e analisar esta produção bibliográfica, com recorte para o ensino de Ciências Naturais (Química, Física e Biologia). Foram analisados 61 trabalhos completos, apresentados em eventos nacionais da grande área ou áreas afins, especificamente ENPEC, ENEBIO, EPEF, ENEQ e SNEF. A partir do uso das categorias a priori, os Focos da Aprendizagem Docente, propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012) foram identificados os saberes docentes disseminados nas ações formativas ligadas ao PIBID. Cada foco foi identificado com maior ou menor proporção nos trabalhos, sendo que o “conhecimento prático” revelou maior presença nos trabalhos. Verificou-se que o desmembrar de cada foco está intrinsicamente ligado as experiências de atuação docente vivenciadas pelos bolsistas no Programa.

 

Biografia do Autor

Camila Taglietti, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Estudante de Pedagogia e bolsista pibic/cnpq

Referências

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneguello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da aprendizagem docente. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.3, p.25- 48, novem. 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida.As pesquisas denominadas do tipo estado da arte. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, p. 257-272, agos. 2002.

FRANCO, Maria Laura Publisis Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. R. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ : Vozes, 2014.

Publicado
21-09-2017