ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PIBID - ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS (CIÊNCIAS, QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA)

  • Camila Taglietti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Iône Inês Pinsson Slongo

Resumen

Há um expressivo quantitativo de produções acadêmicas em esfera nacional, que analisam o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A presente pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” (FERREIRA, 2002) e teve o objetivo de inventariar, ordenar e analisar esta produção bibliográfica, com recorte para o ensino de Ciências Naturais (Química, Física e Biologia). Foram analisados 61 trabalhos completos, apresentados em eventos nacionais da grande área ou áreas afins, especificamente ENPEC, ENEBIO, EPEF, ENEQ e SNEF. A partir do uso das categorias a priori, os Focos da Aprendizagem Docente, propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012) foram identificados os saberes docentes disseminados nas ações formativas ligadas ao PIBID. Cada foco foi identificado com maior ou menor proporção nos trabalhos, sendo que o “conhecimento prático” revelou maior presença nos trabalhos. Verificou-se que o desmembrar de cada foco está intrinsicamente ligado as experiências de atuação docente vivenciadas pelos bolsistas no Programa.

 

Biografía del autor/a

Camila Taglietti, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Estudante de Pedagogia e bolsista pibic/cnpq

Citas

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneguello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da aprendizagem docente. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.3, p.25- 48, novem. 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida.As pesquisas denominadas do tipo estado da arte. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, p. 257-272, agos. 2002.

FRANCO, Maria Laura Publisis Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. R. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ : Vozes, 2014.

Publicado
21-09-2017