EQUILÍBRIO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE SOJA COM ETANOL HIDRATADO

  • Lize Elena Kaufmann Back Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Taísa Pereira Welter Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Fernanda Elis dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Bruno München Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Abstract

Dentre as fontes energéticas mais usuais encontram-se aquelas provenientes do petróleo. Contudo a demanda de energia vem crescendo, juntamente com a preocupação com questões ambientais e de saúde pública, motivam a busca de novas alternativas energéticas menos poluentes, como o biodiesel. O principal processo empregado para a produção do biodiesel é a reação de transesterificação de óleos vegetais com um álcool, utilizando hexano como solvente. Na região sul do Brasil o óleo de soja e afim de simplificação do processo, torna-se interessante avaliar a viabilidade técnica da extração do óleo da soja utilizando etanol como solvente. Neste trabalho, objetivou-se analisar o equilíbrio de extração com etanol hidratado, realizando experimentos de extração em diferentes temperaturas (30, 50 e 70ºC) e razões mássicas óleo de soja/etanol (entre 1/5 e 1/100) utilizando-se etanol com diferentes purezas (95 e 97,5 wt%), onde foram obtidos dados de fração mássica de óleo na fase sólida e líquida no equilíbrio. As quantificações da eficiência de extração foram realizadas por gravimetria, apresentando-se entre 24,1 a 95,7%. Para representar os dados de equilíbrio aplicou-se o modelo adaptado para o processo de extração em multicamadas – BET. A análise dos dados termodinâmicos indicou um processo de extração espontâneo e as variações de entalpia revelam um processo exotérmico. Contudo, foi obtidas variações de entropia negativa, revelando que o modelo ajustado não possui sentido físico, sendo necessária a investigação mais detalhada para descrever o equilíbrio do processo de extração.

 

Author Biographies

Lize Elena Kaufmann Back, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
Taísa Pereira Welter, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
Fernanda Elis dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
Programa de Pós Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
Bruno München Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Professor em:
Programa de Pós Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS)

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

bruno.wenzel@uffs.edu.br

References

BRUNAUER, S.; EMMETT, P. H.; TELLER, E. Adsorption of gases in multimolecular layers. Journal of the American Chemical Society, 60, 309-319, 1938.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA – EPE. 2017. Balanço Energético Nacional, ano base 2016 – Relatório síntese e Matriz energética nacional. Rio de Janeiro, Empresa de Pesquisa Energética.

SHARMA YC, SINGH B. Development of biodiesel: current scenario. Renewable and Sustainable Energy Reviews, V.13, No.6-7, pp. 1646-1651, 2009.

Published
16-10-2017