MODOS AUTÔNOMOS DE IDENTIFICAÇÃO JUVENIL NO OESTE CATARINENSE: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA E ETNOGRÁFICA
Palavras-chave:
Antropologia, etnografia, modos de identificação autônomos do jovens, sociologia no ensino médio.Resumo
Este trabalho busca apresentar uma síntese das atividades e reflexões desenvolvidas durante o primeiro ano de vigência do projeto “Modos autônomos de identificação juvenil no oeste catarinense: uma abordagem antropológica e etnográfica”, vinculado ao Grupo de Pesquisa (GP) Antropologia, Jovens e Juventudes, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Trata-se do segundo projeto desenvolvido para as atividades do GP, sendo que este foi precedido pelo projeto “Diferenciadores sociais e culturais dos jovens: formação de bases teóricas e conceituais para uma antropologia dos jovens e da juventude” realizado no período de 2015.2 a 2016.1. Este primeiro projeto objetivou formar as bases teóricas e conceituais para a pesquisa sobre o tema “jovens e juventudes”, demonstrando, entre outras questões, a relevância de abordagens metodológicas pautadas na observação em campo que possibilitem investigar as manifestações culturais da juventude através do ponto de vista dos (as) “nativos”. Nesse sentido, o objeto de estudo aqui desenvolvido são os modos socioculturais de identificação protagonizados autonomamente pelos jovens em relação às autoridades externas.
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