MODOS AUTÔNOMOS DE IDENTIFICAÇÃO JUVENIL NO OESTE CATARINENSE: UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA E ETNOGRÁFICA

  • Eloise Kist Hoss Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ivan Paolo de Paris Fontanari Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lais Griebler Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Julio Henrique Moraes Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Antropologia, etnografia, modos de identificação autônomos do jovens, sociologia no ensino médio.

Resumo

Este trabalho busca apresentar uma síntese das atividades e reflexões desenvolvidas durante o primeiro ano de vigência do projeto “Modos autônomos de identificação juvenil no oeste catarinense: uma abordagem antropológica e etnográfica”, vinculado ao Grupo de Pesquisa (GP) Antropologia, Jovens e Juventudes, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Trata-se do segundo projeto desenvolvido para as atividades do GP, sendo que este foi precedido pelo projeto “Diferenciadores sociais e culturais dos jovens: formação de bases teóricas e conceituais para uma antropologia dos jovens e da juventude” realizado no período de 2015.2 a 2016.1. Este primeiro projeto objetivou formar as bases teóricas e conceituais para a pesquisa sobre o tema “jovens e juventudes”, demonstrando, entre outras questões, a relevância de abordagens metodológicas pautadas na observação em campo que possibilitem investigar as manifestações culturais da juventude através do ponto de vista dos (as) “nativos”. Nesse sentido, o objeto de estudo aqui desenvolvido são os modos socioculturais de identificação protagonizados autonomamente pelos jovens em relação às autoridades externas.

Biografia do Autor

Eloise Kist Hoss, Universidade Federal da Fronteira Sul
Estudante de graduação no curso de Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó-SC. Integra o Grupo de Pesquisa "Antropologia, Jovens e Juventudes" no projeto de pesquisa "Modos Autônomos de Identificação Juvenil no Oeste Catarinense", financiado pela FAPESC, como voluntária desde julho de 2016 e como bolsista de iniciação científica desde maio de 2017. Tem experiência em projetos de monitoria em Teoria Política (2014.2), Teoria Antropológica (2016.1 e 2016.2) e Metodologia de Pesquisa Qualitativa (2016.2) e participação voluntária em projeto de extensão sobre Mitologia Kaingang e Guarani (2015).
Ivan Paolo de Paris Fontanari, Universidade Federal da Fronteira Sul
Professor de Antropologia no curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFFS/Chapecó. Coordena o grupo de pesquisa Antropologia, Jovens e Juventudes. É mestre e doutor em Antropologia Social (2004; 2008) e bacharel em Ciências Sociais (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2006 realizou estágio de doutorado sandwich na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Tem experiência na área de Antropologia Social, com ênfase nas teorias e métodos etnográficos dos subcampos: Antropologia da Performance, Antropologia da Música, Antropologia da Juventude, Antropologia Urbana e Antropologia da Globalização. Tem como temas de interesse: identidade e práticas culturais de jovens das periferias urbanas e camadas médias, músicos, disc-jockeys (DJs), música eletrônica, festas urbanas, cosmologias globalizadas, fronteiras culturais, trajetórias de vida, construção da pessoa e do corpo. Tem realizado pesquisa de campo no Brasil, principalmente em Porto Alegre e São Paulo. É autor do livro Os DJs da Perifa: Música Eletrônica, Trajetórias e Mediações Culturais em São Paulo (2013).
Lais Griebler Hendges, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Monitora nos componentes curriculares de Antropologia Social e Cultural e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Bolsista voluntária do Projeto de Pesquisa "Modos Autônomos de Identificação Juvenil no Oeste Catarinense: uma abordagem antropológica e etnográfica", vinculada Grupo de Pesquisa "Antropologia, Jovens e Juventudes", com apoio da FAPESC.
Julio Henrique Moraes, Universidade Federal da Fronteira Sul
Júlio Henrique Rosa de Moraes, atualmente é bolsista voluntário do projeto de pesquisa ?Diferenciadores sociais e culturais dos jovens: formação de bases teóricas e conceituais para uma antropologia dos jovens? coordenado pelo professor e doutor Ivan Paolo Fontanari na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Campus Chapecó. É integrante voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Brasileira (GEHDEB) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Campus Chapecó. É bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Campus Chapecó. É acadêmico do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS Campus Chapecó-SC.

Referências

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Publicado
21-09-2017