CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS AGROINDUSTRIAIS DA REGIÃO NORTE DO RS PARA APLICAÇÃO EM COMPOSTAGEM
Palavras-chave:
Pequena escala, microrganismos eficientes, fertilizante orgânico, tratemento de resíduos orgânicos.Resumo
A compostagem de resíduos vem crescendo como uma alternativa para a diminuição dos impactos ambientais causados pela má gestão dos resíduos agroindustriais. Dentre os principais tipos de resíduos, tem-se o esterco animal. Porém, quando a compostagem é realizada em pequena escala existe o problema da não eliminação dos patógenos, comuns no esterco animal, devido a dificuldade em se manter temperaturas elevadas, na fase termofílica. Neste sentido justifica-se este trabalho, que propõe caracterizar resíduos orgânicos diante de alternativas para melhoria da compostagem, como a adição de microrganismos eficientes para a eliminação de patógenos. Os objetivos deste trabalho foram testar e avaliar a implantação da compostagem de resíduos agroindustriais através da adição de microrganismos eficientes, realizando a caracterização físico-química e de macronutrientes presentes no fertilizante final.
Referências
BONFIN, F. P. G.; HONORIO, I. C. G.; REIS, I. L.; PEREIRA, A. J. e SOUZA, D. B. Caderno dos microrganismos eficientes (EM): Instruções práticas sobre uso ecológico e social do EM. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa. 2011.
KIEHL, E.J. Fertilizantes orgânicos. Piracicaba: Agronômica Ceres, 1985. 492 p.
Palavras-chave: Pequena escala; microrganismos eficientes; fertilizante orgânico; tratemento de resíduos orgânicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).