A LÓGICA ARQUITETÔNICA NOS SERMÕES DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA
Palavras-chave:
Padre António Vieira, Literatura Portuguesa, Lógica, Retórica, História em quadrinhos.Resumo
Há, na obra do padre António Vieira, uma busca contínua por um sermão funcional, isto é, observa-se uma preocupação em fazer seu público compactuar com seus argumentos e absorvê-los, ao invés de apenas construir um texto baseado todo em malabarismos verbais, como na vertente cultista do período barroco. O que se vê, pelo estilo vieiriano de pregar, é uma forma de call to arms por meio da palavra, pois, conforme enfoca Eugênio Gomes, “o púlpito sagrado, em falta de parlamento ou de imprensa, era o único órgão de grande ressonância por onde fazer vibrar ou intimidar as multidões” (GOMES In: VIEIRA, 1972, p. 09). Logicamente que o público para os sermões de Vieira não era, necessariamente, a massa popular, pois, no século XVII, eram poucos os detentores do conhecimento aprofundado (e da aplicabilidade dos ensinamentos) que o padre demandava. Falando a outros sermonistas e aos nobres de uma maneira geral (incluindo-se, por vezes, o próprio monarca), o que se construía nos textos era um mosaico de citações e exemplos, tendo como foco principal a persuasão das classes dirigentes para compactuarem com a sua linha de raciocínio. Dessa forma, investigou-se a arquitetura parenética vieiriana, tomando como base teórica estudos sobre a retórica clássica e medieval, bem como fundamentos da lógica matemática e criou-se histórias em quadrinhos dos sermões do Vieira, pois o padre não é muito trabalhado no ensino por ser um autor de difícil entendimento, e uma maneira encontrada para trabalhar um dos representantos da cultura luso brasileira foi adaptar suas obras em HQs.
Referências
COPI, Irving M. Introdução à lógica. Trad.: Álvaro Cabral, 1978.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad.: André Cechinel. Florianópolis: Ed. UFSC, 2013.
SARAIVA, Antonio José. O discurso engenhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980.
VIEIRA, António. Sermões do Advento, do Natal e da Epifania. São Paulo: Edições Loyola, 2014. (Obras completas, t. II, v. I).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).