A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ: O CASO DA MICRORREGIÃO DE REALEZA; SANTA IZABEL OESTE; PLANALTO E CAPANEMA

  • Fernanda Wartha Gripa Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR

Resumen

Verifica-se que a história da região Sudoeste do Paraná ainda apresenta capítulos a serem construídos e, as memórias passadas e as futuras precisam ser preservadas como elemento fundante para pensar estratégias teórico-práticas e ações frente ao processo de formação humana, qualificação profissional, em especial, no que diz respeito à formação de professores. Para tanto a indagação que nos mobiliza e que nos "alimenta" em busca de subsídios para nossa atuação, diz respeito ao resgate dessa memória sobre a constituição das escolas da região Sudoeste do Paraná.Como meio interessante de reunir memórias da educação na região do sudoeste do Paraná para futuras pesquisas e reflexões sobre a formação docente a coleta, seleção e catalogação de relatos orais, histórias de vida, documentos e material didático também é uma forma de construir um espaço para preservação da cultura escolar construída na região Sudoeste do Paraná.

Biografía del autor/a

Fernanda Wartha Gripa, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
Aluna do curso de Química Licenciatura da UFFS - Campus de Realeza PR
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR

Graduação em Pedagogia pelo Ceuclar e História pela Unesp. Mestrado em História pela Unesp. Doutorado em Educação pela UFSCar.

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Citas

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade : lembranças de velhos. 10. ed. São Paulo: Companhi

das Letras, 2003.

FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias de suas vida In ________ (org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude e LAHAYE, Louise. Os professors face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação. nº 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991, pp. 215-233.

________. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

Publicado
20-10-2017