EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS E A OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES NO SISTEMA AUDITIVO DE AGRICULTORES ATENDIDOS EM UM CENTRO DE REABILITAÇÃO AUDITIVA

  • Jaqueline Luana Caye Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Alexandre Luiz Schaffer Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Jaíne Gabriela Frank Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Ângela Leusin Mattiazi Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Iara Denise Endruweit Battisti Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Abstract

Estudos cada vez mais têm apontado as intoxicações por agrotóxicos como um grave problema de saúde pública. Ainda, é preciso lembrar que na agricultura o local de trabalho é o ambiente e portanto se contaminam o trabalhador, a produção e o ambiente. Além das implicações sobre a saúde geral, os agrotóxicos são descritos como potencialmente ototóxicos, ou seja, podem ser nocivos à audição. Por isso alguns estudos sugerem que os agrotóxicos induzem alterações no sistema auditivo. Mas, segundo muitos pesquisadores, são necessários mais estudos afim de avaliar os reais efeitos dos agrotóxicos na via auditiva. Para tanto, o objetivo geral deste projeto é verificar a relação da exposição a agrotóxicos e a ocorrência de alterações no sistema auditivo de agricultores atendidos em um Centro Especializado em Reabilitação Auditiva (CER). Além disso, será descrito os resultados dos exames de audiometria tonal liminar dos participantes e a associação entre os resultados destes exames e as variáveis sexo, idade, raça, atividade em que ocorre a exposição, tempo e frequência em que ocorre a exposição, diversidade de produtos, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), número de intoxicações agudas, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e doenças associadas. Afim de melhor compreender a relação de alterações auditivas e exposição a agrotóxicos, também será realizada revisão de literatura acerca do tema. Os procedimentos metodológicos consideram um estudo com delineamento transversal, de abordagem quantitativa, descritivo e analítico. A amostra de estudo é composta pelos agricultores atendidos no CER, localizado no município de Santa Rosa/RS, no período de outubro de 2016 a maio de 2017, através dos respectivos prontuários e entrevista utilizando um protocolo de pesquisa. A partir de estudo prévio, estima-se um tamanho de amostra igual a 80 agricultores. Os dados serão analisados através de estatística descritiva, teste de qui-quadrado, teste t de Student e regressão logística, considerado o nível de 5% de significância, realizados no software estatístico R v. 2.15.3. O projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFFS. Como resultado pretende-se conhecer o perfil dos agricultores atendidos no CER, resultado dos exames de audiometria tonal liminar dos participantes e identificar a associação dos resultados destes exames com a exposição ao agrotóxico, proporcionando melhor compreender a relação entre a exposição a agrotóxicos e a ocorrência de alterações no sistema auditivo destes trabalhadores. Por fim, pretende-se fornecer evidências para contribuição na elaboração de políticas públicas voltadas a saúde ambiental, saúde coletiva e mais especificamente a saúde do agricultor.

References

ALENCAR, José A. EMBRAPA. Sistema de Produção de Melancia. Agrotóxicos. Disponível em: <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Melancia/SistemaProducao Melancia/agrotoxicos.htm>. Acesso em: 11 de julho, 2017.

KÓS, M. I. et al. Avaliação do sistema auditivo em agricultores expostos à agrotóxicos. Rev. CEFAC. 2014;16(3):941-48.

MELLO, Carolina M.; SILVA, Luiz F. Fatores associados à intoxicação por agrotóxicos: estudo transversal com trabalhadores da cafeicultura no sul de Minas Gerais. Rev. Epidemiol. Serv. Saúde. Brasília, 22(4):609-620, out-dez 2013.

TAVARES, Juliana. Surdez na terceira idade. Portal Deficiência Auditiva. Disponível em: <http://deficienciaauditiva.com.br/surdez-na-terceira-idade/>. Acesso em: 11 de julho, 2017.

TEIXEIRA, C. F.; AUGUSTO, L. G. S.; MORATA, T. C. Saúde auditiva de trabalhadores expostos a ruídos e inseticidas. Rev Saúde Pública. 2003; 37(4):417-23.

Published
18-10-2017