ESTUDO DE POLINIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO MEL DE ESPÉCIES DE MELIPONINAE NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO

  • Lucas Moresco Peliser Universidade Federal da Fronteira Sul Campus ERECHIM
  • Altemir José Mossi Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Geraldo Coelho Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Luan Paulo Macagnam Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: Nannotrigonatestaceicornis, Melipona bicolor, Meliponamarginatano

Resumo

O Brasil apresenta ampla variedade de meliponídeos em todo seu território nacional com cerca de 300 já registrados, são de fundamental importância para a preservação da mata atlântica e polinização da agricultura nos dias de hoje (SILVA, 2012). Mas o declínio desenfreado do desmatamento da mata atlântica junto à aplicação em excesso de defensivos, está reduzindo o número de colônias de Meliponídeos levando em alguns casos espécies ao risco de extinção.(UTERMOEHL, 2008).O projeto foi realizado no alto Uruguai Gaúcho, especificamente no município de Barão de Cotegipe-RS (27°36’31’’S 52°20’86’’O). O projeto teve como objetivos análisar as preferências florais de três espécies de Meliponinae (Nannotrigonatestaceicornis, Meliponaquadrisfasciata, Meliponamarginata). Foram realizadas coletas de pólen no período de sete meses para analises,das três espécies. O pólen foi coletado dos reservas de pólen do interior das colméias ou dos chamadospotes de armazenamento de pólen de cada espécie analisada e seus resultados expressos em porcentagem, a Meliponaquadrisfasciata nos sete meses de pesquisa obteve 40 tipos diferentes de pólen enquanto a Meliponamargina teve 35 e a Nannotrigonatestaceicornis 45 tipos polínicos identificados.


 

Referências

OLIVEIRA, Francisco Plácido Magalhães; ABSY, Maria Lúcia; MIRANDA, Izildinha Souza. Recurso polínico coletado por abelhas sem ferrão (Apidae, Meliponinae) em um fragmento de floresta na região de Manaus – Amazonas. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672009000300004>. Acesso em: 12 jun. 2017.

FREITAS, Breno Magalhães. MELIPONÍNEOS. 2003. Disponível em: <http://www.abelhas.ufc.br/documentos/meliponineos.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2016.

Publicado
15-09-2017