DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, ANÁLISE DE REPRESENTAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE ÂNGULO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido por professores e estudantes da UFFS campus Chapecó/SC. O estudo volta-se para investigação da argumentação matemática de estudantes da Educação Básica de uma escola pública no desenvolvimento de atividades de geometria. A pesquisa volta-se para processos de compreensão e construção de conceitos matemáticos a partir de atividades com Objetos Virtuais de Aprendizagem - OVA desenvolvidos no Software GeoGebra.
O estudo teve início em 2016 e se estenderá por dois anos, considera a elaboração e aplicação de OVA e suas contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de geometria na Educação Básica, bem como, a significação presente nos argumentos geométricos dos estudantes nas representações e interpretações de narrativas orais e escritas.
Na estrutura deste trabalho, inicialmente apresentam-se os objetivos do projeto, a metodologia da pesquisa, e alguns dados e resultados parciais do projeto, além de conclusão e referências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).