DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, ANÁLISE DE REPRESENTAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE ÂNGULO NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Angélica Elis Heineck Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC.
  • Nilce Fátima Scheffer

Resumen

Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido por professores e estudantes da UFFS campus Chapecó/SC. O estudo volta-se para investigação da argumentação matemática de estudantes da Educação Básica de uma escola pública no desenvolvimento de atividades de geometria. A pesquisa volta-se para processos de compreensão e construção de conceitos matemáticos a partir de atividades com Objetos Virtuais de Aprendizagem - OVA desenvolvidos no Software GeoGebra.

O estudo teve início em 2016 e se estenderá por dois anos, considera a elaboração e aplicação de OVA e suas contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de geometria na Educação Básica, bem como, a significação presente nos argumentos geométricos dos estudantes nas representações e interpretações de narrativas orais e escritas.

Na estrutura deste trabalho, inicialmente apresentam-se os objetivos do projeto, a metodologia da pesquisa, e alguns dados e resultados parciais do projeto, além de conclusão e referências.

Publicado
07-09-2017