DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Objetos Virtuais de Aprendizagem. Educação básica.Resumo
O presente estudo é parte de um projeto realizado por um grupo de pesquisa em Matemática de uma Universidade pública do oeste do estado de Santa Catarina. A pesquisa insere-se na perspectiva qualitativa, e contempla o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem – OVA para o ensino de Matemática, especificamente de Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo considera a análise de narrativas e argumentações matemáticas dos estudantes na discussão de representações geométricas tendo em vista processos de ensino e de aprendizagem. A coleta de dados tem por amostra estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, ocorre a partir de sessões filmadas, registros escritos e caderno de campo. A organização e a análise dos dados, contemplam categorias de conteúdo.
Referências
BORBA, M.C.; VILLAREAL M.E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization. New York: Springer, 2005.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo, Brasília/DF, 3ª. edição: Liber Livro Editora, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).