DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Senhorita Eliziane Comachio Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó
  • Nilce Fátima Sheffer Universidade Federal da fronteira Sul

Abstract

O presente estudo é parte de um projeto realizado por um grupo de pesquisa em Matemática de uma Universidade pública do oeste do estado de Santa Catarina. A pesquisa insere-se na perspectiva qualitativa, e contempla o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem – OVA para o ensino de Matemática, especificamente de Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo considera a análise de narrativas e argumentações matemáticas dos estudantes na discussão de representações geométricas tendo em vista processos de ensino e de aprendizagem. A coleta de dados tem por amostra estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, ocorre a partir de sessões filmadas, registros escritos e caderno de campo. A organização e a análise dos dados, contemplam categorias de conteúdo.

 

 

Author Biographies

Senhorita Eliziane Comachio, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó

Acadêmica de Matemática - Licenciatura, Membro do Grupo de Pesquisas em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul;Bolsista de Iniciação Científica FAPESC edital 07/2015.

Nilce Fátima Sheffer, Universidade Federal da fronteira Sul

Doutora em Educação Matemática, Orientadora no projeto de Pesquisa FAPESC edital 07/2015, Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul

References

BORBA, M.C.; VILLAREAL M.E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization. New York: Springer, 2005.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo, Brasília/DF, 3ª. edição: Liber Livro Editora, 2008.

Published
07-09-2017