AVALIAÇÃO DE CRITÉRIOS DE MALIGNIDADE EM GLÂNDULAS MAMÁRIAS NEOPLÁSICAS E LESÕES PRÉ NEOPLÁSICAS EM GLÂNDULAS NORMAIS DE CADELAS COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA: RESULTADOS PARCIAIS

  • Marcela Luiza Godoy Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Jane Matos Prado Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Fernanda Bresolin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Carlos Alves Universidade Estadual Paulista Campus Botucatu
  • Priscila Kobayashi Universidade Estadual Paulista Campus Botucatu
  • Leonardo Gruchouskei Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Fabiola Dalmolin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Fabiana Elias Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

Resumen

O câncer de mama em cadelas, tem se destacado na área de patologia veterinária, uma vez que a casuística dessa afecção é grande nos hospitais e clínicas veterinárias. Muitos estudos têm sido realizados com objetivo de avaliar a confiabilidade em relação a classificação da neoplasia e critérios de malignidade, com o propósito de delimitar um tratamento eficiente e um prognóstico seguro, além de pesquisas utilizando o animal como modelo para estudo e elaboração de terapias para o câncer humano. O presente trabalho objetiva avaliar os critérios de malignidade de neoplasias mamárias dos animais atendidos na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Realeza, assim como analisar possíveis lesões pré neoplásicas em mamas não afetadas pela neoplasia, através da técnica de imuno- histoquímica utilizando marcadores como Ki-67 que estima o índice proliferativo das células presentes no tumor e tem importante valor prognóstico,  BAX que é um marcador antiapoptótico, que irá marcar as apoptoses presentes, BCL que é um marcador próapoptótico e nos indicará a sobrevivência celular e, alguns marcadores para caderinas como a E-caderina que marca a adesão intercelular, e são bastante usadas para estudos acerca de gênese do tumor pois caracterizam o risco de desenvolvimento de metástases.  Busca-se com este estudo justificar a realização de mastectomia radical em cadelas com neoplasias mamários, mesmo em casos de neoplasma único, bem como mapear a proliferação de células mioepiteliais, uma vez que, estas comumente sofrem metaplasia cartilaginosa ou óssea e alterações moleculares em processos neoplásicos.

 

Citas

FELICIANO, M. et al. Neoplasia Mamária em Cadelas – Revisão de Literatura. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária – ISSN: 1679-7353 Ano IX – Número 18 – Janeiro de 2012 – Periódicos Semestral.

GOLDSCHMIDT, M. et al. Classification and Grading of Canine Mammary Tumors. Veterinary Pathology, Brasil, v. 1, n. 48, p.117-131, 2011.

KASPER, P. Aspectos Evolutivos de Neoplasmas Mamários em Cadelas nos Diferentes Tratamentos Cirúrgicos: Estudo Retrospectivo. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria–RS. 2015.

WITHROW, S.J.; VAIL, D.M.; PAGE, R.L .Small Animal Clinical Oncology. 5. ed. St. Louis: Elsevier, 2013. p.715.

Publicado
12-08-2017