PRODUÇÃO DE ETANOL PELA FERMENTAÇÃO ANAERÓBICA DO GLICEROL/RESÍDUO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA PELA BACTÉRIA ESCHERICHIA COLI
Palavras-chave:
Etanol, biocomunstível, fontes renováveis.Resumo
Com o crescente aumento do consumo de combustíveis surge à necessidade de fontes alternativas deste tipo de energia, neste aspecto os bicombustíveis são promissores na busca de recursos energéticos renováveis, entretanto, existem fatores que dificultam a produção destes, como a exigência de grandes extensões territoriais e a disputa com o setor alimentício na produção da matéria prima. Atualmente, o Brasil apresenta um grande setor agroindustrial, com elevado índice de resíduos gerados nos processos industriais, que podem ser utilizados como fontes promissoras na obtenção de bicombustível, como o etanol produzido pela fermentação utilizando micro organismos. Um destes coprodutos é o glicerol, oriundo da produção do biodiesel, que atualmente não tem grandes aplicações na indústria. Outro subproduto gerado em processos industriais é o resíduo da indústria cervejeira produzido no processo de fabricação das cervejas, este resíduo é rico em celulose, hemicelulose e lignina, compostos fundamentais para produção de álcool, via fermentação com micro organismos. Desta maneira, o presente trabalho utilizou a mistura de glicerol e resíduo da indústria cervejeira como substrato para produção de álcool através da fermentação anaeróbica empregando a bactéria EscherichiaCom o crescente aumento do consumo de combustíveis surge à necessidade de fontes alternativas Coli. Até o momento os melhores resultados apresentaram um teor de álcool igual a 69° GL.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).