ESTUDO DA TÉCNICA ELETROCINÉTICA APLICADA PARA A REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS COM CIPROFLOXACINA

  • Andréia Monique Lermen Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Fernando Henrique Borba Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
Palavras-chave: Solos contaminados, Ciprofloxacina, Remediação de solos, Eletrocinética.

Resumo

Os fármacos passaram a ser produzidos e consumidos de forma mais intensa nos últimos anos.Dentro os fármacos destaca-se a Ciprofloxacina (CIP), que é um antibiótico muito consumido nos hospitais brasileiros. Dessa maneira, se faz necessário a aplicação de processos eficientes na remoção de CIP em meios aquosos e arenosos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo da Eletro-cinética (EC) na remediação de solos contaminados com o antibiótico CIP. O reator da EC foi baseado na proposta de Yeung et al. (1997), onde foram testados as variáveis de pH inicial de 3 a 10, intensidade de corrente de 1 A a 5 A, tempo de eletrólise, eletrodos (alumínio, aço inox e ferro) e concentração de CIP de 25 mg L-1 a 100 mg L-1 . As melhores condições foram observadas em pH 10 utilizando a concentração de 50 mg L-1. Dentro desta proposta sugere-se que o processo de eletrocinética não é eficiente para a remoção deste contaminante.

Referências

DEOTTI, L. de O. G. Controle de pH na técnica de biorremediação eletrocinética. 2005. 138 p. Tese (Mestre em Ciências em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

PEDRAZZOLI, C. D. Remediação eletrocinética de chumbo em resíduos industriais. 2004. 145 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais e Processos) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

YEUNG, A. T. Contaminant Extractability by Electrokinetics. Environmental Engineering Science, v. 23 n. 1, p. 202-224, 2006.

YEUNG, A. T. et al. Milestone developments, myths, and future directions of electrokinetic remediation. Separation and Purification Technology, vol. 79, n. 2, p. 124-132, 1997.

Publicado
16-10-2017