DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS ELETRO-OXIDATIVOS AVANÇADOS (PEOAs) NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL

  • Jonas Jean Inticher Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Leandro Pelenz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Camila Justen Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Nadine Thiele Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Fernando Henrique Borba Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumen

Por ser economicamente viável, os resíduos sólidos são na sua maioria dispostos em aterros sanitários. Com a sua decomposição da matéria orgânica desses resíduos é gerado um líquido chamado lixiviado, precisando assim de um tratamento adequado para posteriormente um descarte no meio ambiente.

Assim, os Processos de Oxidação Avançada (POA) surgem como técnica de tratamento destes lixiviados por ter grande eficiência na oxidação de poluentes orgânicos com características recalcitrantes. Através de reações químicas, os POA’s têm a capacidade de gerar espécies reativas de oxigênio, através do processo eletro-Fenton (EF), aplicando uma intensidade de corrente e adição do reagente Fenton (Fe2+/H2O2), formando principalmente radicais hidroxila (•OH).

Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência do processo eletro-Fenton no tratamento do lixiviado de aterro sanitário. Dentro dessa proposta, foi investigada a influência dos parâmetros operacionais do reator (POR), tais como: pH inicial da solução, intensidade de corrente, concentração inicial de H2O2 e Fe2+, e tempo de eletrólise. Durante os ensaios experimentais foram monitorados: Cor, turbidez, H2O2, pH da solução.

Publicado
16-10-2017