EXTRATO AQUOSO E ALCOÓLICO DE FOLHAS DE LANTANA FUCATA SUBMETIDO AO BIOENSAIO DE ALLIUM CEPA
Palavras-chave:
Extrato aquoso, Citotoxicidade, Genotoxicidade, Fitoterápico.Resumo
O uso de plantas medicinas tem como base a tradição familiar, passada de geração em geração, e o seu uso tornou-se prática generalizada como medicina popular para tratar certos tipos de doenças e disfunções. O objetivo deste estudo foi submeter o extrato aquoso e alcóolico de folhas de Lantana fucata ao teste de Allium cepa a fim de verificar seu potencial citotóxico. Foram coletadas folhas íntegras da planta em locais previamente escolhidos e levadas ao laboratório. A infusão em água foi feita com as folhas frescas e para o extrato alcoólico as folhas foram secas e trituradas e colocadas em álcool por 15 dias. Ambos os extratos foram usados para teste citotóxico utilizando bulbos de Allium cepa, em seguida foram extraídas as raízes e confeccionadas lâminas pelo método de Feulgen para posterior contagem de células em mitose. Os resultados do Índice Mitótico não foram significativos após teste estatístico em nível de 0,05%, evidenciando que ambos os extratos das folhas não se mostraram citotóxico para eucariotos. Novos testes necessitam serem feitos a fim de explorar o potencial fitoterápico dessa espécie.
Referências
FISKESJÖ, G. The Allium cepa test as standard in environmental monitoring. Hereditas. V.102, p.99-112, 1985.
GHISALBERTI EL. Lantana camara L. (Verbenaceae). Fitoterapia 71: 467-486, 2000.
RATES, S. M. K. Promoção do uso racional de fitoterápicos: uma abordagem no ensino de Farmacognosia. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 11, n. 2, p. 57-69, 2001.
TOMAZZONI, M. I.; NEGRELLE, R. R. B.; CENTA, M. L. Fitoterapia popular: a busca instrumental enquanto prática terapeuta. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, n. 1, p. 115-121, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).