ELABORAÇÃO DE MEL CO-CRISTALIZADO COM SACAROSE – EFEITO DA ADIÇÃO DE MALTODEXTRINA NOS PARÂMETROS DE PROCESSO E NAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

  • Danieli Natali Konopka Universidade Federal da Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul
  • Marcia Miss Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Mariani Zanette Universidade Federal Da Fronteira Sul
  • Leda Battestin Quast Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumen

O processo de co-cristalização do mel consiste em encapsular o mel dentro de um cristal de açúcar, de modo que ao final do processo obtêm-se um produto com aspecto de pó,com boa fluidez e densidade semelhante ao açúcar cristal. Para um produto co-cristalizado de qualidade, é necessário ter cuidado com as proporções de açúcar/mel, velocidade de agitação da mistura, tempo e temperatura de processo. O produto final deve apresentar características sólidas fluidas.

Citas

ASTOLFIFILHO,Z.SOUZA,A,C,REIPERT,E,C,D.TELEZ,V,R,N.encapsulação de Suco de maracujá por co-cristalizaçãocomsacarose: cinética de cristalização e propriedades físicas.Ciênc. Tecnol. Alimentos, Campinas, 2005.

BRASIL. Agencia nacional de vigilância sanitária- ANVISA, INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 20 DE OUTUBRO DE 2000. QUAIDADE E IDENIDADE DO MEL, disponível em <http://www.engetecno.com.br/port/legislacao/mel_mel_rtfiq.htm> acesso em 18 de janeiro de 2017.

COELHO.R.M.D,Elaboração de pó do suco de limão prebiótico desidratado em

secador em leito de jorro,dissertação submetida à coordenação do programade pós-graduação em ciência e tecnologia dealimentos da universidade federal do ceará, Fortaleza, 2013.

Publicado
09-08-2017