ELABORAÇÃO DE MEL CO-CRISTALIZADO COM SACAROSE – EFEITO DA ADIÇÃO DE MALTODEXTRINA NOS PARÂMETROS DE PROCESSO E NAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS
Palavras-chave:
fluidez, umidade, póResumo
O processo de co-cristalização do mel consiste em encapsular o mel dentro de um cristal de açúcar, de modo que ao final do processo obtêm-se um produto com aspecto de pó,com boa fluidez e densidade semelhante ao açúcar cristal. Para um produto co-cristalizado de qualidade, é necessário ter cuidado com as proporções de açúcar/mel, velocidade de agitação da mistura, tempo e temperatura de processo. O produto final deve apresentar características sólidas fluidas.Referências
ASTOLFIFILHO,Z.SOUZA,A,C,REIPERT,E,C,D.TELEZ,V,R,N.encapsulação de Suco de maracujá por co-cristalizaçãocomsacarose: cinética de cristalização e propriedades físicas.Ciênc. Tecnol. Alimentos, Campinas, 2005.
BRASIL. Agencia nacional de vigilância sanitária- ANVISA, INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 20 DE OUTUBRO DE 2000. QUAIDADE E IDENIDADE DO MEL, disponível em <http://www.engetecno.com.br/port/legislacao/mel_mel_rtfiq.htm> acesso em 18 de janeiro de 2017.
COELHO.R.M.D,Elaboração de pó do suco de limão prebiótico desidratado em
secador em leito de jorro,dissertação submetida à coordenação do programade pós-graduação em ciência e tecnologia dealimentos da universidade federal do ceará, Fortaleza, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).