QUALIDADE DE SEMENTES DE TRIGO EM FUNÇÃO DO TEOR DE ÁGUA NA COLHEITA E DA ARMAZENAGEM

  • Patricia Mara de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS ERECHIM
  • Maurício Albertoni Scariot UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS ERECHIM
  • Carla Pasinato UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS ERECHIM
  • Josiel Ricardo Toni UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS ERECHIM
  • Leandro Galon UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS ERECHIM

Abstract

O trigo (Triticum aestivum) é um dos principais alimentos consumidos no país, principalmente na forma de pães, massas e biscoitos. Sendo assim, cuidados devem ser tomados durante a produção e armazenagem das sementes, visto que a qualidade destas interfere substancialmente na produtividade final da lavoura.  . Sabe-se que a qualidade de uma semente é determinada por fatores físicos, sanitários e fisiológicos, sendo que na maturidade fisiológica estes apresentam o seu potencial máximo. Porém, durante o processo de produção de sementes, estas características podem ser influenciadas por inúmeros processos deste a colheita até o armazenamento. Desta forma, a antecipação da colheita visa a retirada das sementes do campo o mais próximo da maturidade fisiológica, protegendo-as assim, dos processos de deterioração desencadeados pela variação de umidade e temperatura do ambiente. Além disso, para que uma semente possa manter o potencial de qualidade adquirido no campo ao longo do tempo, é necessário que o sistema de armazenagem seja ideal, principalmente em relação a umidade e temperatura, além do controle de pragas. Sendo assim, a presente proposta tem o objetivo de avaliar a qualidade física e o desempenho fisiológico de sementes de trigo colhidas em diferentes teores de água e submetidas a diferentes sistemas e períodos de armazenagem. Para tal, serão utilizadas sementes de trigo cultivar BRS Parrudo, o qual será colhido no município de Erechim/RS. As colheitas serão realizadas em duas diferentes épocas, na maturidade fisiológica e quando as sementes atingirem um teor de água de aproximadamente 18%. A armazenagem será realizada sob dois sistemas, hermético e não hermético, sendo as análises físicas e fisiológias realizadas a cada dois meses, durante um período de 120 dias, totalizando três períodos de armazenagem: 0, 60, 120 dias. Para a execução do projeto será adotado delineamento inteiramente casualizado, arranjado em esquema fatorial 3x2x2 (tempo x teor de água na colheita x sistema de armazenagem), com quatro repetições. Para avaliar as características físicas das sementes serão determinados peso hectolitro, a condutividade elétrica, teor de água e o peso de mil sementes. Já para verificar a qualidade fisiológica das sementes serão realizados o teste de germinação, o teste de envelhecimento acelerado e o teste de frio, bem como determinados o indíce de velocidade de germinação, a transferência de matéria seca e o comprimento de plântulas. Espera-se que a antecipação da colheita proporcione melhor qualidade às sementes, bem como que o sistema hermético mantenha a qualidade das sementes por mais tempo. Além disso, espera-se que ao longo do tempo de armazenagem ocorra a redução da qualidade das sementes.

Author Biographies

Patricia Mara de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS ERECHIM
ACADÊMICA NO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS DE ERECHIM E BOLSISTA DA FAPERGS
Leandro Galon, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS ERECHIM

References

BRAMMER, S.P. et al. Análise citológica de cultivares tolerantes e sensíveis de trigo (Triticum aestivum L. em Thell) em resposta à presença de alumínio em solução. Disponível em: <https://www.embrapa.br/web/mobile/publicacoes/-/publicacao/852169/analise-citologica-de-cultivares-tolerantes-e-sensiveis-de-trigo-triticum-aestivum-l>. Acesso em: 29 jun. 2017.

FERRARI FILHO, E. et al. Qualidade de grãos de trigo submetidos a diferentes condições de armazenamento. Pesquisa Agropecuária Gaúcha¸v. 18, n.1, p. 25-35, 2012.

SOUZA, C. R.; OHLSON, O. C.; PANOBIANCO, M. Avaliação da viabilidade de sementes de aveia preta pelo teste de tetrazólio. Revista Brasileira de Sementes, v. 31, n. 3, p. 57-62, 2009.

TUTTLE, K. M. et al. Grain dormancy loss is associated with changes in ABA and GA sensitivity and hormone accumulation in bread wheat, Triticum aestivum (L.). Seed Science Research, v. 25, n. 2, p. 179-193, 2015.

Published
05-09-2017