QUALIDADE DE SEMENTES DE TRIGO EM FUNÇÃO DO TEOR DE ÁGUA NA COLHEITA E DA ARMAZENAGEM
Palavras-chave:
Triticum aestivum, Produção de sementes, Antecipação de colheita,Resumo
O trigo (Triticum aestivum) é um dos principais alimentos consumidos no país, principalmente na forma de pães, massas e biscoitos. Sendo assim, cuidados devem ser tomados durante a produção e armazenagem das sementes, visto que a qualidade destas interfere substancialmente na produtividade final da lavoura. . Sabe-se que a qualidade de uma semente é determinada por fatores físicos, sanitários e fisiológicos, sendo que na maturidade fisiológica estes apresentam o seu potencial máximo. Porém, durante o processo de produção de sementes, estas características podem ser influenciadas por inúmeros processos deste a colheita até o armazenamento. Desta forma, a antecipação da colheita visa a retirada das sementes do campo o mais próximo da maturidade fisiológica, protegendo-as assim, dos processos de deterioração desencadeados pela variação de umidade e temperatura do ambiente. Além disso, para que uma semente possa manter o potencial de qualidade adquirido no campo ao longo do tempo, é necessário que o sistema de armazenagem seja ideal, principalmente em relação a umidade e temperatura, além do controle de pragas. Sendo assim, a presente proposta tem o objetivo de avaliar a qualidade física e o desempenho fisiológico de sementes de trigo colhidas em diferentes teores de água e submetidas a diferentes sistemas e períodos de armazenagem. Para tal, serão utilizadas sementes de trigo cultivar BRS Parrudo, o qual será colhido no município de Erechim/RS. As colheitas serão realizadas em duas diferentes épocas, na maturidade fisiológica e quando as sementes atingirem um teor de água de aproximadamente 18%. A armazenagem será realizada sob dois sistemas, hermético e não hermético, sendo as análises físicas e fisiológias realizadas a cada dois meses, durante um período de 120 dias, totalizando três períodos de armazenagem: 0, 60, 120 dias. Para a execução do projeto será adotado delineamento inteiramente casualizado, arranjado em esquema fatorial 3x2x2 (tempo x teor de água na colheita x sistema de armazenagem), com quatro repetições. Para avaliar as características físicas das sementes serão determinados peso hectolitro, a condutividade elétrica, teor de água e o peso de mil sementes. Já para verificar a qualidade fisiológica das sementes serão realizados o teste de germinação, o teste de envelhecimento acelerado e o teste de frio, bem como determinados o indíce de velocidade de germinação, a transferência de matéria seca e o comprimento de plântulas. Espera-se que a antecipação da colheita proporcione melhor qualidade às sementes, bem como que o sistema hermético mantenha a qualidade das sementes por mais tempo. Além disso, espera-se que ao longo do tempo de armazenagem ocorra a redução da qualidade das sementes.Referências
BRAMMER, S.P. et al. Análise citológica de cultivares tolerantes e sensíveis de trigo (Triticum aestivum L. em Thell) em resposta à presença de alumínio em solução. Disponível em: <https://www.embrapa.br/web/mobile/publicacoes/-/publicacao/852169/analise-citologica-de-cultivares-tolerantes-e-sensiveis-de-trigo-triticum-aestivum-l>. Acesso em: 29 jun. 2017.
FERRARI FILHO, E. et al. Qualidade de grãos de trigo submetidos a diferentes condições de armazenamento. Pesquisa Agropecuária Gaúcha¸v. 18, n.1, p. 25-35, 2012.
SOUZA, C. R.; OHLSON, O. C.; PANOBIANCO, M. Avaliação da viabilidade de sementes de aveia preta pelo teste de tetrazólio. Revista Brasileira de Sementes, v. 31, n. 3, p. 57-62, 2009.
TUTTLE, K. M. et al. Grain dormancy loss is associated with changes in ABA and GA sensitivity and hormone accumulation in bread wheat, Triticum aestivum (L.). Seed Science Research, v. 25, n. 2, p. 179-193, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).