ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO E DO DESEMPENHO ANIMAL EM INSTALAÇÕES PARA FRANGO DE CORTE CRIADO NA SERRA GAÚCHA

  • Geísa Victória Carbonera Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Nerandi Luiz Camerini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Resumen

A presente investigação teve como objetivo avaliar o conforto térmico e o desempenho animal em galpão para frango de corte criado na região da Serra Gaúcha, correlacionando com os índices zootécnicos, e estabelecendo aos produtores informações e alternativas para melhorar a produção em propriedades diminuindo perdas causadas pelo stress térmico. O ambiente foi caracterizado por meio de coletas de dados de temperatura (T), umidade relativa do ar (UR). Para avaliação produtiva dos frangos de corte foram utilizados os índices de consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar e taxa de mortalidade. Com base nos índices térmicos avaliados, foi possível traçar um perfil do micro-clima no interior das instalações avaliadas e correlacionar com a zona de conforto térmico para frangos de corte.

Citas

ABREU, V.M.N., ABREU, P.G. Diagnóstico Bioclimático: qual sua importância na produção de aves. Avicultura Industrial. n.1093, p. 16-20, 2001.

BUNFFINGTON, D. E.; COLLAZO-AROCHO, A.; CANTON, G. H. D.; THATCHER, W. W.; COLLIER, R. J. Black globe-humidity comfort index for dairy cows. American Society of Agricultural Engineers, 1977. 19f.

EMBRAPA. A avicultura no Brasil, 2010. Disponível em <http://www.cnpsa.embrapa.br/cias/index.php?option=com_content&view=article&id=13> Acesso em: 23 de jun. 2017.

FURLAN, R.L. Influência da temperatura na produção de frangos de corte. In: VII Simpósio Brasil Sul de Avicultura. Chapecó, 2006, p.104-135.

LIMA, A.C.F. Ambiência na avicultura moderna. Ribeirão Preto, 10p. 2014.

Publicado
08-08-2017