PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE AVEIA PRETA INOCULADA POR AZOSPIRILLUM BRASILENSE

  • Felipe Piovesan Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Willian Miguel Mikoanski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Lenir Fátima Gotz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Bruna Letícia Anzolin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Alfredo Castamann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Abstract

As bactérias diazotróficas associativas do gênero Azospirillum podem promover a fixação biológica de nitrogênio e atuar como bioestimulante para o crescimento vegetal através da produção de fitohormônios, como auxinas, citocininas e giberilinas. O objetivo do trabalho foi avaliar as características produtivas e de absorção de nutrientes em aveia preta (Avena strigosa) submetida a doses de nitrogênio e a inoculação de sementes por Azospirillum brasilense das cepas Abv5 e Abv6, em primeiro cultivo em Latossolo Vermelho Aluminoférrico húmico. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com quatro repetições e o arranjo dos tratamentos em esquema fatorial (doses de N, com ou sem inoculação por Azospirillum brasilense). Os resultados foram submetidos à análise de variância, discriminando as médias por Tukey (variável qualitativa). A variável quantitativa foi analisada por regressão linear ou polinomial. As variáveis avaliadas nos três cortes realizados foram: massa seca da parte aérea e teor de fósforo na parte aérea. A aplicação de doses crescentes de N proporcionou maior produção de massa seca da parte aérea, e diminuição dos teores de fósforo na parte aérea. A inoculação de sementes por A. brasilense prejudicou a produção de matéria seca da parte aérea e promoveu o teor de fósforo na parte aérea.

References

CANGAHUALA-INOCENTE, G. C.; AMARAL, F. P; FALEIRO, A. C.; HUERGO, L. F.; MAISONNAVE ARISI, A. C. Identification of six differentially accumulated proteins of Zea mays seedlings (DKB 240 variety) inoculated with Azospirillum brasilense strain FP2. European Journal of Soil Biology, Paris, v. 58, p. 45-50, 2013.

DICKMANN, L. Manejo da Adubação fosfatada da aveia preta e do consórcio milho/capim marandu com inoculação po Azospirillum brasilense em sistema plantio direto. 2015.86f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, Ilha Solteira, 2015.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3.ed. Brasília, 2013. 412p

HERINGER, I; MOOJEN, E. L. Potencial Produtivo, Alterações da Estrutura e Qualidade da Pastagem de Milheto Submetida a Diferentes Níveis de Nitrogênio. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 31, n. 2, p.875-882, jun. 2002.

RESTLE,J. et. al. Produtividade Animal e Retorno Econômico em Pastagem de Aveia Preta mais Azevém Adubada com Fontes de Nitrogênio em Cobertura. Revista Brasileira de Zootecnia. Viçosa, 1998.

Published
08-08-2017