JUSTIÇA E LEI NO PENSAMENTO ANTIGO E MODERNO
Palavras-chave:
Justiça, Lei, Antiguidade, ModernidadeResumo
Uma vez que justiça e lei são conceitos chaves em toda teoria e discussão política, se faz necessário a busca pela compreensão ainda na antiguidade, cogitando a possibilidade de encontrar alguma correspondência com a concepção moderna. Apesar de haver uma distância no tempo-espaço entre a antiguidade e a modernidade, dentro da concepção de justiça e lei podem haver íntimas relações, porém isso não descarta o contrário, isto é, poder haver mais dessemelhanças do que semelhança.
Em prol dessa relação realiza-se uma pesquisa visando evidenciar a aproximação dos conceitos de justiça e lei, atentando-se para suas respectivas naturezas e suas funções tanto no pensamento antigo quanto no pensamento moderno.
Para entender estes conceitos na antiguidade, se debruçará primordialmente nos escritos “A República” e “Leis” do filósofo grego Platão, e na modernidade buscaremos nos textos de Thomas Hobbes, principalmente no livro “O Leviathan”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).