USO DAS REDES SOCIAIS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CATÁLOGO DIGITAL

  • Daniele Follmann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Carlos Eduardo Mello Espíndola Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Resumen

1 Introdução

No mundo em que vivemos o desenvolvimento de tecnologias é crescente, principalmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tendo as redes sociais como um fenômeno de popularidade, que visam interação entre pessoas, publicando, compartilhando, tornando o sujeito cada vez mais interativo com este novo modo de se relacionar criado e alimentado pela atual “geração digital” (PORTO; SANTOS, 2014).

Sabemos que as tecnologias e as redes sociais são um caminho irreversível e um desafio. Aliar conteúdo, didática e tecnologias parece ser um caminho necessário e favorável ao ensino, pois as práticas didáticas precisam evoluir conforme o mundo evolui. Assim, é necessária a formação continuada desses profissionais. Necessita assim, capacitar profissionais implantando novos modelos didáticos, tendo em mente que desejamos discutir as TIC na formação de professores e incluí-las no ensino de Ciências (ROSA; CECÍLIO, 2011).

2 Objetivo

Analisar a produção científica sobre a inserção das redes sociais em processos de formação de professores de Ciências.

3 Metodologia

A pesquisa é de cunho qualitativo sendo uma revisão da literatura e constituição do estado da arte acerca da temática: redes sociais na formação de professores e ensino de Ciências, através de revisão na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e  no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT),tendo como palavras-chave: redes sociais, processos de formação mediados por TIC, formação de professores em Ciências. O processo de definição de categorias de/para composição do estado da arte, análise, aprofundamento teórico, e comparação ocorreu pelo estabelecimento de categorização temática de conteúdo descrita por Lüdke; André (2001).

Resultados e Discussão

Os trabalhos localizados através da pesquisa demostram um panorama geral, que identificamos e relacionamos com fatores como localização, nível de ensino, instituição de procedência, área e estratégia de formação utilizada.

Quadro 1: Artigos selecionados sobre TIC e formação de professores de Ciências

Título

Estratégia Utilizada

1

Formação tecnológica do professor em uma sociedade digital: desafios e perspectivas

TIC

2

Redes sociais e formação de professores

Tecnologias digitais (TD)

3

FACEBOOK E EDUCAÇÃO: publicar, curtir, compartilhar

Facebook

4

Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?

Programa de modelação

5

A importância da formação do professor para o sucesso da implantação das TIC`s na educação

EAD

6

A inclusão das TICs na educação brasileira

 

Web 2.0;  e-mail

7

Redes sociais na educação

Facebook

8

As TIC nas aulas de matemática

TIC

9

O uso das TIC na formação de professores

Evernote, Diigo, SoundCloud

10

Formação de Professores de Ciências em Rede Social: Uma Perspectiva Dialógica na Educação Inclusiva

Rede Social de colaboração para educação inclusiva.

11

Estudo de caso referente a uma formação continuada de docentes para uso das TIC no ensino de ciências da natureza

 

Uso das TIC como recurso educacional para professores de ciências,

12

Contribuições das TIC no ensino e aprendizagem de ciências: tendências e desafios

 

Uso de Computadores

13

Objeto de aprendizagem colaborativo : um estudo sobre a produção de professores em ambiente virtual como processo de formação docente

 

Objeto de Aprendizagem Colaborativo

14

As tecnologias de informação e comunicação no curso de física da UEFS

Televisão e Rádio

15

Laboratórios virtuais no ensino de Física: novas veredas didático-Pedagógicas

Uso do Computadores

16

Formação continuada de professores e TIC: contribuição do curso mídias na educação

EaD

17

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a formação de professores: um estudo qualitativo com professores da educação básica no município de araraquara, sp

Jogos Pedagógicos

18

A influência do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação de professores

Softwares educativos

19

O uso das TIC no contexto da aprendizagem significativa para o Ensino de Ciências – obstáculos e possibilidades em um Colégio Estadual paranaense

Internet

20

As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores

Web sites

21

TPACK: em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia

Uso de computadores

22

A utilização de mídias e TIC nas aulas de Biologia: como explorá-las

Mídias

23

Construção de práticas didático-pedagógicas

Com orientação CTS: impacto de um programa

de formação continuada de professores de

Ciências do ensino básico

CTS

24

Inclusão de professores de ciências na sociedade da aprendizagem : análise de um curso de formação (des)continuada

TIC geral

Fonte: Mello; Follmann, 2017. Notas: NI- Não informado. EaD- Educação a Distância. CTS- Ciência Tecnologia e Sociedade.

Foram analisados 24 trabalhos sendo que os mesmos foram coletados nos seguintes repositórios: Google acadêmico (5:24), IBICT(10:24), CAPES e SCIELO. Salientando  que   os trabalhos concentram-se na região sudeste, sendo 11:24. Tratando-se de instituições dominam as instituições federais 7:13.

Quanto a Área contemplada pelos trabalhos, é possível afirmar que a grande maioria abrange a educação de modo geral, tratando especificamente do como ensinar com TIC.

Os trabalhos analisados retomam diversas estratégias. Entre elas as mais encontradas: TIC (4), Uso de Computadores (3) Facebook(2), EAD (2), Web 2.0 (2).

5 Conclusão

Acreditamos que o uso de TIC deve ser estimulado cada vez mais no processo de formação de novos professores de Ciências no que diz respeito ao uso das TIC como ferramenta de formação e posteriormente de ensino. O desafio do educador vai além da expressão do seu saber docente, leva um compromisso educativo, ético, social, político, e humano.

Referências

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.99p.

PORTO, Cristiane. SANTOS. Facebook e Educação: publicar, curtir e compartilhar. Rio de Janeiro: Scielo books, 2014.

ROSA, Rosemar; CECÍLIO, Sálua. Educação e o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação: a produção do conhecimento em análise. Educação em foco, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 1-16, jan./jun.2011.

Palavras-chave:

Formação inicial, Tecnologias de Ensino, Ensino de Ciências

Fonte de Financiamento:

PROBITI - FAPERGS

 

Publicado
21-09-2017