USO DAS REDES SOCIAIS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CATÁLOGO DIGITAL
Palavras-chave:
Formação inicial, Tecnologias de Ensino, Ensino de Ciências.Resumo
1 Introdução
No mundo em que vivemos o desenvolvimento de tecnologias é crescente, principalmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tendo as redes sociais como um fenômeno de popularidade, que visam interação entre pessoas, publicando, compartilhando, tornando o sujeito cada vez mais interativo com este novo modo de se relacionar criado e alimentado pela atual “geração digital” (PORTO; SANTOS, 2014).
Sabemos que as tecnologias e as redes sociais são um caminho irreversível e um desafio. Aliar conteúdo, didática e tecnologias parece ser um caminho necessário e favorável ao ensino, pois as práticas didáticas precisam evoluir conforme o mundo evolui. Assim, é necessária a formação continuada desses profissionais. Necessita assim, capacitar profissionais implantando novos modelos didáticos, tendo em mente que desejamos discutir as TIC na formação de professores e incluí-las no ensino de Ciências (ROSA; CECÍLIO, 2011).
2 Objetivo
Analisar a produção científica sobre a inserção das redes sociais em processos de formação de professores de Ciências.
3 Metodologia
A pesquisa é de cunho qualitativo sendo uma revisão da literatura e constituição do estado da arte acerca da temática: redes sociais na formação de professores e ensino de Ciências, através de revisão na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT),tendo como palavras-chave: redes sociais, processos de formação mediados por TIC, formação de professores em Ciências. O processo de definição de categorias de/para composição do estado da arte, análise, aprofundamento teórico, e comparação ocorreu pelo estabelecimento de categorização temática de conteúdo descrita por Lüdke; André (2001).
Resultados e Discussão
Os trabalhos localizados através da pesquisa demostram um panorama geral, que identificamos e relacionamos com fatores como localização, nível de ensino, instituição de procedência, área e estratégia de formação utilizada.
Quadro 1: Artigos selecionados sobre TIC e formação de professores de Ciências
Nº
Título
Estratégia Utilizada
1
Formação tecnológica do professor em uma sociedade digital: desafios e perspectivas
TIC
2
Redes sociais e formação de professores
Tecnologias digitais (TD)
3
FACEBOOK E EDUCAÇÃO: publicar, curtir, compartilhar
4
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?
Programa de modelação
5
A importância da formação do professor para o sucesso da implantação das TIC`s na educação
EAD
6
A inclusão das TICs na educação brasileira
Web 2.0; e-mail
7
Redes sociais na educação
8
As TIC nas aulas de matemática
TIC
9
O uso das TIC na formação de professores
Evernote, Diigo, SoundCloud
10
Formação de Professores de Ciências em Rede Social: Uma Perspectiva Dialógica na Educação Inclusiva
Rede Social de colaboração para educação inclusiva.
11
Estudo de caso referente a uma formação continuada de docentes para uso das TIC no ensino de ciências da natureza
Uso das TIC como recurso educacional para professores de ciências,
12
Contribuições das TIC no ensino e aprendizagem de ciências: tendências e desafios
Uso de Computadores
13
Objeto de aprendizagem colaborativo : um estudo sobre a produção de professores em ambiente virtual como processo de formação docente
Objeto de Aprendizagem Colaborativo
14
As tecnologias de informação e comunicação no curso de física da UEFS
Televisão e Rádio
15
Laboratórios virtuais no ensino de Física: novas veredas didático-Pedagógicas
Uso do Computadores
16
Formação continuada de professores e TIC: contribuição do curso mídias na educação
EaD
17
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a formação de professores: um estudo qualitativo com professores da educação básica no município de araraquara, sp
Jogos Pedagógicos
18
A influência do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação de professores
Softwares educativos
19
O uso das TIC no contexto da aprendizagem significativa para o Ensino de Ciências – obstáculos e possibilidades em um Colégio Estadual paranaense
Internet
20
As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores
Web sites
21
TPACK: em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia
Uso de computadores
22
A utilização de mídias e TIC nas aulas de Biologia: como explorá-las
Mídias
23
Construção de práticas didático-pedagógicas
Com orientação CTS: impacto de um programa
de formação continuada de professores de
Ciências do ensino básico
CTS
24
Inclusão de professores de ciências na sociedade da aprendizagem : análise de um curso de formação (des)continuada
TIC geral
Fonte: Mello; Follmann, 2017. Notas: NI- Não informado. EaD- Educação a Distância. CTS- Ciência Tecnologia e Sociedade.
Foram analisados 24 trabalhos sendo que os mesmos foram coletados nos seguintes repositórios: Google acadêmico (5:24), IBICT(10:24), CAPES e SCIELO. Salientando que os trabalhos concentram-se na região sudeste, sendo 11:24. Tratando-se de instituições dominam as instituições federais 7:13.
Quanto a Área contemplada pelos trabalhos, é possível afirmar que a grande maioria abrange a educação de modo geral, tratando especificamente do como ensinar com TIC.
Os trabalhos analisados retomam diversas estratégias. Entre elas as mais encontradas: TIC (4), Uso de Computadores (3) Facebook(2), EAD (2), Web 2.0 (2).
5 Conclusão
Acreditamos que o uso de TIC deve ser estimulado cada vez mais no processo de formação de novos professores de Ciências no que diz respeito ao uso das TIC como ferramenta de formação e posteriormente de ensino. O desafio do educador vai além da expressão do seu saber docente, leva um compromisso educativo, ético, social, político, e humano.
Referências
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.99p.
PORTO, Cristiane. SANTOS. Facebook e Educação: publicar, curtir e compartilhar. Rio de Janeiro: Scielo books, 2014.
ROSA, Rosemar; CECÍLIO, Sálua. Educação e o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação: a produção do conhecimento em análise. Educação em foco, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 1-16, jan./jun.2011.
Palavras-chave:
Formação inicial, Tecnologias de Ensino, Ensino de Ciências
Fonte de Financiamento:
PROBITI - FAPERGS
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).