AVALIAÇÃO DO TEMPO DE RESIDÊNCIA NA BIODIGESTÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA

  • Bárbara Luiza Brandenburg dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Letícia Freddo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Fabiano Cassol Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumen

Em virtude da crescente preocupação ambiental com a incorreta disposição de resíduos que podem prejudicar a saúde humana e o meio ambiente, novas tecnologias foram desenvolvidas para o reaproveitamento desses residuais. Uma das alternativas é o emprego desses para a geração de energia através da digestão anaeróbica ou biodigestão. Com o objetivo de investigar a utilização de biodigestores à produção de biogás, de modo que seja possível estimar a sua viabilidade técnica e econômica, o presente trabalho visa explorar a biodigestão de resíduos da indústria cervejeira, sendo os resíduos gerados em maior quantidade no processo produtivo dessa, o bagaço de malte e trub grosso. Como principal resultado obteve-se o tempo de retenção do bagaço de malte e do trub grosso, 35 e 21 dias, respectivamente.

Citas

APHA, A. P. H. A. Standard Methods For The Examination of Water and Wastewater. 21 ed. Washington: APHA, 2005.

METZ, H. L. Construção de um Biodigestor Caseiro para Demonstração de Produção de Biogás e Biofertilizante em Escolas Situadas em Meios Urbanos. UFLA: Lavras, 2013.

PECORA, V. Implantação de uma unidade demonstrativa de geração de energia elétrica a partir do biogás de tratamento do esgoto residencial da USP – Estudo de caso. USP: São Paulo, 2006.

Publicado
16-10-2017