O VÍRUS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS NO BRASIL

  • Angélica Tomé Martins Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Érica do Espirito Santo Hermel

Abstract

O Livro Didático (LD), ao longo da história, configurou-se como uma ferramenta de ensino com a função de propiciar à sociedade em escolarização os diversos saberes que perpassam a época em questão, ou conhecimentos construídos historicamente. O modo como apresentam os conhecimentos por meio do texto e de suas imagens influencia diretamente a aprendizagem por meio da leitura, imaginação e reflexão. Os LDs antigos são documentos que expressam a história da Biologia Celular no Ensino de Biologia. Pesquisar a célula descrita e ilustrada em LDs históricos é necessário para produzir um panorama de como a célula foi apresentada no contexto escolar ao longo do tempo, evidenciando os paradigmas e as transformações dos princípios celulares.

References

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2001.

PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciências. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciências, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002.

VASCONCELOS, S. D; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental- Proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

Published
15-09-2017