MONITORAMENTO E CONTROLE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE DE ERECHIM – RS
Resumo
Monitorar poluentes atmosféricos, quantificar impactos, tanto na gestão urbana quanto na ambiental, contribui na prevenção de riscos à saúde e traz benefícios à sociedade. A cidade de Erechim - RS possui, atualmente, processos de geração de emissões atmosféricas de origem veicular e de fontes fixas como indústrias, as quais podem gerar poluentes que podem ser danosos à saúde humana, causando efeitos agudos e crônicos, além de causarem impactos ambientais locais e globais, tais como efeito estufa, inversão térmica e formação de névoas de poluentes secundários (SMOG), chuvas ácidas, etc. Considerando que na cidade de Erechim - RS não existem formas de monitoramento e inventário das emissões poluidoras, o gerenciamento e monitoramento dessas emissões são de fundamental importância para se diagnosticar os impactos e, caso necessário, promover medidas de controle nas fontes. O presente projeto tem como foco realizar um diagnóstico e monitoramento da poluição atmosférica geradas na área urbana da cidade de Erechim - RS. Através das análises foi possível observar uma tendência da concentração do poluente NO2 em relação aos dados meteorológicos radiação total, precipitação e velocidade do vento. Já, para o poluente O3 foi possível observar uma relação com velocidade do vento, umidade relativa e precipitação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).