WITTGENSTEIN: JOGOS, REGRAS E LINGUAGEM

  • Tailon Lucas Testa Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Arturo Fatturi Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Abstract

A Filosofia da Linguagem é uma linha de pesquisa filosófica, que teve seu início no século XX. Essa área da filosofia se preocupa com questões concernentes ao sentido das palavras, como a linguagem adquire significado ou como ela se relaciona com o mundo, por exemplo. Costumeiramente, em tal âmbito, se estabelece como ponto de partida as discussões levantadas por Gottlob Frege (1848 – 1925), principalmente aquelas contidas no seu ensaio “Sentido e Referência”. Frege é um grande expoênte da filosofia da linguagem, tendo em vista que influencia grandes filósofos como: Bertrand Russell, Rudolf Carnap, Karl Popper e Ludwig Wittgenstein. Tendo em vista que, essa breve apresentação sobre a filosofia da linguagem era necessária para situar o leitor do nosso campo de pesquisa, se faz necessário nesse momento uma apresentação desse último filósofo. Uma vez que, ele é o fundamento da nossa pesquisa.

O filósofo austríaco Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (1889 – 1951) possuí apenas uma obra publicada em vida, o “Tractatus Logico-Philosophicus”. Em tal obra Wittgenstein nos apresenta uma concepção de linguagem através do que costumou-se chamar de Teoria Pictórica. Na qual, as proposições contidas na linguagem, que possuem significado, figuram algo do mundo. A fim de esclarecer esse ponto, pensemos no seguinte exemplo: a proposição “Existe um gato preto encima do tapete em frente a casa nº 23.” só tem significado se realmente houver um gato de cor preta sobre um tapete, o qual se localiza a frente de uma casa que seja identificada com o número 23. Dessa forma, Wittgenstein nos apresenta uma concepção em que a linguagem é utilizada exclusivamente de forma descritiva. Isto é, as proposições contigas nas linguagem sempre descrevem algo que ocorre no mundo. Consequentemente, tais proposições são ou verdadeiras ou falsas, e o critério para definir seu valor de verdade é o mundo.

Entretanto, em 1953, as Investigações Filosóficas foram lançadas. Nessa obra, Wittgenstein expõe uma concepção de linguagem muito diferente da proposta no Tractatus. Assim sendo, nosso objetivo é analisar a concepção de linguagem wittgensteiniana apresentada nas Investigações. Para tanto, nosso trabalho foi dividido em três instâncias. Sendo que, em primeira instância analisaremos a discussão sobre o que costumou-se chamar de Imagem Agostiniana da Linguagem. Em segunda instância analisaremos o conceito de "Jogos de Linguagem". Para que em terceira, e última, instância possamos analisar a discussão que habituou-se a chamar de "Seguir Regras". 

Published
19-10-2017