USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CATÁLOGO DIGITAL

  • Micheli Dugato Ledesma Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo
  • Sandra Nair Rogoski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Roque da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Ensino de Biologia, TIC, Estratégias didáticas.

Resumo

As redes sociais estão se expandindo nos mais diversos espaços e entre os mais diversos tipos de público, com notória influência no público jovem e assim,  torna-se importante serem melhor investigadas como forma de ensino e de formação de novos professores. Esse trabalho visa identificar estratégias de ensino de Ciências com base em redes sociais. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo e constou de uma revisão da literatura e constituição do estado da arte acerca da temática: redes sociais na formação de professores e ensino de Ciências, através de revisão em diferentes repositórios. Foram selecionados 23 trabalhos referentes às redes sociais no ensino de Ciências, sendo que desses trabalhos apenas 12 se encaixaram em nossa principal categoria de pesquisa: redes sociais e ensino de Ciências. A partir disso, acredita-se que pesquisas nessa área sejam de extrema importância na possível melhoria das práticas pedagógicas de ensino e de formação de professores de Ciências.

Referências

BARROS, Marcos Alexandre de Melo Barros. A Experimentação e a utilização de ambientes virtuais de estudo na aprendizagem de conceitos sobre clonagem vegetal. 2004. 154f. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2004.

BARROS, Marcos Alexandre de Melo Barros. As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de ciências. In: PEREIRA, Marsílvio Gonçalves; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues. (ORG). Ensino de Biologia: fios e desafios na construção de saberes. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Sao Paulo: EPU, 1986.

SANTOS, Josimeire Maximiano do. Rede Social como Ferramenta de Ensino: Impacto e Perspectivas no Curso de Licenciatura em Matemática. Atas digitais TIC Educa 2014, Universidade de Lisboa: Lisboa-PT, 2014.

Publicado
17-10-2017