AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES SALVAS DE TRIGO NA REGIÃO DAS MISSÕES - RS

  • Guilherme Masarro Araujo Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Douglas Luiz Utzig Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Francis Fernandes Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Larissa Palharim Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Mariana Poll Moraes Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Sidinei Zwick Radons Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Taísa Braum Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Valéria Frank Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo

Resumen

O trigo é o segundo cereal mais produzido no mundo e a busca pelo aumento da produtividade é constante por parte dos agricultores. Nesse sentido, a utilização de sementes de alta qualidade fisiológica é um atributo primordial para o sucesso da implantação da cultura á campo. Uma prática muito comum na região noroeste do Rio Grande do Sul e ainda amplamente usada pelos agricultores é a técnica de salvar sementes de trigo; sendo que a mesma é garantida por lei. Porém, a qualidade dessas sementes é em muitos casos desconhecida e podem ocorrer problemas na fase de estabelecimento da cultura. Nesse contexto, o objetivo desse projeto foi avaliar a qualidade das sementes de trigo, salvas ou reservadas pelos agricultores na região missioneira do Rio Grande do Sul. O trabalho amostral das sementes salvas de trigo ocorreu nos municípios Missões – RS, sendo considerada a área de abrangência do projeto os 25 municípios integrantes do Conselho regional de Desenvolvimento das Missões . A coleta das amostras foi efetuada em propriedades de todos os municípios, coletando um total de aproximadamente 56 amostras, proporcionalmente distribuidas confome a produção de trigo de cada município nos meses de outubro/novembro de 2016 e abril/maio de 2017, visando diagnosticar a situação das sementes nos momentos de pós-colheita e pré-semeadura. Estas coletas ocorreram nos mesmos lotes, nos dois momentos. Após o recolhimento das amostras estas foram depositadas no laboratório de sementes da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo onde foram realizadas as avaliações de germinação, vigor e peso hectolítrico A interpretaão dos resultados foi realizada por meio de análises de frequência e correlações entre as variáveis observadas e as característcas dos lotes de sementes salvas de trigo.

 

Biografía del autor/a

Guilherme Masarro Araujo, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
AGRONOMIA/FITOTECNIA.

Citas

BRASIL. Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Regras Para Análise de Se-mentes. Brasília, 2009, 399 p.

CONAB. Acompanhamento da safra brasileira de grãos, safra 2016/2017. V.4 – Safra 2016/17 – N.9 - Nono levantamento, Jun. 2017. Disponível em:< http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/17_06_08_09_02_48_boletim_graos_junho_2017.pdf>. Acesso em: 09 Jun. 2017.

KRZYZANOWSKI, F.C.; FRANÇA NETO, J.B. Vigor de sementes. 2001. v.11. n.3 Informativo ABRATES. Disponível em:< https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105000/1/Vigor-de-sementes.pdf>. Acesso em:10 jul. 2017.

THOMAS, S. Avaliação da qualidade de sementes salvas de trigo no município de Salvador das Missões – RS. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, curso de Agronomia, Cerro Largo, RS, 2015.

Publicado
08-08-2017