O CONTEÚDO E AS IMAGENS SOBRE MICROBIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA

  • Tainá Griep Maronn Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
  • Mariane Beatriz Karas Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo
  • Erica Espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Cerro Largo
Palavras-chave: Linguagens verbal e imagética, Processo ensino-aprendizagem, Ensino de Ciências e Biologia.

Resumo

Os microrganismos são fundamentais para a compreensão da natureza de todos os organismos vivos, participando de quase todos os aspectos da existência humana. O livro didático exerce grande influência no trabalho dos professores de Ciências e de Biologia. O presente trabalho analisou as imagens e o conteúdo sobre microbiologia presentes em 8 livros didáticos de Ciências (PNLD 2014) e 6 de Biologia (PNLEM 2015). Cabe ressaltar que o livro didático (LD) exerce uma grande influência no trabalho dos professores de Ciências e de Biologia, portanto cabe ao professor analisar as imagens e conteúdo nos livros didáticos e buscar maneiras de aproximá-las dos alunos, instigando-os a refletir sobre a temática.

Referências

BADZINSKI, C.; HERMEL, E. E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de Biologia. Ensaio, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015.

HECK, C. M.; HERMEL, E. E. S. Análise imagética das células em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista da SBENBio, n. 7, p. 1401-1409, 2014.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.

PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciências. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciências, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental: Proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

Publicado
05-09-2017