POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA

  • Andressa Corcete Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Pâmella Dutra Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Erica do Espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Mobile learning, Estratégias de Ensino, Educação em Ciências, Ensino-aprendizagem, Aplicativos.

Resumo

 

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR QUAIS OS APLICATIVOS (APPS) DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DISPONÍVEIS GRATUITAMENTE E EM LÍNGUA PORTUGUESA NA LOJA VIRTUAL GOOGLE PLAY STORE PODEM SER UTILIZADOS COMO POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A COLETA DE DADOS E O MONITORAMENTO DESTES APPS OCORRERAM MENSALMENTE, DURANTE SEIS MESES, ENTRE SETEMBRO DE 2016 E FEVEREIRO DE 2017. PARA ISSO, FOI UTILIZADO AS PALAVRAS-CHAVE “BIOLOGIA CELULAR”, “CÉLULA” E “BIOLOGIA”. AO TODO 1350 APPS FORAM ENCONTRADOS, APENAS 317 DESSES ERAM GRATUITOS E EM LÍNGUA PORTUGUESA, DESTE GRUPO SOMENTE 25 FAZIAM PARTE DO OBJETO DE ANÁLISE. OS APPS, EM SUA MAIORIA, CONTINHAM IMAGENS DE DESENHOS FIGURATIVOS E CONTEÚDO CIENTIFICAMENTE CORRETO. POR MEIO DESSES APPS OS PROFESSORES PODEM INTERAGIR COM OS SEUS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO MINISTRADOS NAS AULAS DE BIOLOGIA CELULAR DENTRO E FORA DAS SALAS DE AULA COM O AUXÍLIO DA MOBILE LEARNING, NUMA PERSPECTIVA INOVADORA.

Referências

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Publicado
05-09-2017