POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
Mobile learning, Estratégias de Ensino, Educação em Ciências, Ensino-aprendizagem, Aplicativos.Resumo
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR QUAIS OS APLICATIVOS (APPS) DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DISPONÍVEIS GRATUITAMENTE E EM LÍNGUA PORTUGUESA NA LOJA VIRTUAL GOOGLE PLAY STORE PODEM SER UTILIZADOS COMO POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A COLETA DE DADOS E O MONITORAMENTO DESTES APPS OCORRERAM MENSALMENTE, DURANTE SEIS MESES, ENTRE SETEMBRO DE 2016 E FEVEREIRO DE 2017. PARA ISSO, FOI UTILIZADO AS PALAVRAS-CHAVE “BIOLOGIA CELULAR”, “CÉLULA” E “BIOLOGIA”. AO TODO 1350 APPS FORAM ENCONTRADOS, APENAS 317 DESSES ERAM GRATUITOS E EM LÍNGUA PORTUGUESA, DESTE GRUPO SOMENTE 25 FAZIAM PARTE DO OBJETO DE ANÁLISE. OS APPS, EM SUA MAIORIA, CONTINHAM IMAGENS DE DESENHOS FIGURATIVOS E CONTEÚDO CIENTIFICAMENTE CORRETO. POR MEIO DESSES APPS OS PROFESSORES PODEM INTERAGIR COM OS SEUS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO MINISTRADOS NAS AULAS DE BIOLOGIA CELULAR DENTRO E FORA DAS SALAS DE AULA COM O AUXÍLIO DA MOBILE LEARNING, NUMA PERSPECTIVA INOVADORA.
Referências
ALCÂNTARA, N. R.; MORAES F. A. V. de. Elaboração e utilização de um aplicativo como ferramenta no ensino de bioquímica: carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 13, n. 3, p.54-72, 2015. Disponível em: <http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/560/518>. Acesso em: 26 abr. 2016.
ADZINSKI, C.; HERMEL, E. E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000200434&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 2 maio 2017.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.
NICHELE, A. G. Tecnologias móveis e sem fio nos processos de ensino e de aprendizagem em química: uma experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2015. 257 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/3754/Aline Grunewald Nichele.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 26 abr. 2016.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental: Proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/08.pdf> Acesso em: 20 mai. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).