OBSERVATÓRIO GEOGRÁFICO DA FRONTEIRA SUL: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES REGIONAIS

  • Leonardo Mancia Silveira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Felipe Bresolin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Juçara Spinelli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Pedro Germano dos Santos Murara Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Palavras-chave: população, variáveis socioeconômicas, banco de dados, análise regional

Resumo

Com a falta de dados e informações transformadas em conhecimentos, facilmente acessíveis e uniformizadas segundo o aspecto da escala se constitui em um dos grandes entraves para o avanço de estudos e pesquisas regionais. Muitos dados existentes encontram-se dispersos e com escalas desconexas, dificultando o avanço do (re)conhecimento das regiões. Nesse sentido, a pesquisa propõe a criação de uma plataforma que disponibilize dados, informações, indicadores e resultados de investigações de cunho socioambiental para o (re)conhecimento da região da Fronteira Sul.

Ainda com a grande atenção que se tem da midia com a disponibilização de dados censitários periódicos do IBGE, a temática populacional têm sido elemento essencial ao planejamento regional. Igualmente, dados de cunho socioeconômico, a exemplo do PIB, são balizadores para a compreensão da situação econômica de uma dada região. Já o IDH auxilia na interpretação das condicionantes do desenvolvimento social, estratificando a situação da renda, da longevidade e da educação. Para a visualização desses dados censitário e socioeconomicos foram confeccionadas piramides etárias e tabelas.

Referências

"pirâmides são gráficos que representam as principais estruturas de uma população, como sua distribuição por faixa etária e por sexo. Demonstram também a expectativa de vida, que corresponde a esperança de vida média que aquela população tem ao nascer.”

(MOREIRA, I. O Espaço Geográfico. 40. ed. São Paulo: Ática, 2000)

Publicado
21-09-2017