ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO

  • Denize Almeida da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Fernanda de Souza Muller Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Angelo Donizete Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Daniele Guerra da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Vivian Machado de Menezes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul

Resumen

1 Introdução

O Ensino de Física e Ciências encontra como um dos maiores desafios a conexão entre o conhecimento científico adquirido pelos alunos e o mundo cotidiano. É grande a preocupação dos professores em trazer atividades experimentais para suas aulas, a fim de despertar o interesse dos estudantes e facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza.

Algumas escolas até dispõem de laboratórios com espaços adequados para os alunos, porém muitas vezes estes estão sendo utilizados como sala de aula. Estes problemas consistem nos principais motivos para as aulas experimentais se tornarem cada vez menos frequentes.

Neste contexto, é realizada uma proposta de levar experimentos de baixo custo até as escolas, mais especificamente ao Ensino Médio, juntamente com apostila de apoio e roteiros experimentais, para auxiliar os professores no desenvolvimento das atividades em sala de aula. Este projeto corresponde ao edital 593/UFFS/2016 e vem sendo realizado em parceria com o projeto “O ensino de fisica através de experimentos didaticos de baixo custo”, aprovado no edital 385/UFFS/2016.                                                                                                                     

2 Objetivo

Com este projeto espera-se contribuir no desenvolvimento de atividades experimentais com as escolas, professores e alunos que não contam com um laboratório didático de Física. Esperamos que os experimentos propostos sejam potências motivadores no processo ensino/aprendizagem da Física.

3 Metodologia

Primeiramente, juntamente com o projeto “O ensino de fisica através de experimentos didaticos de baixo custo”, são definidos os temas a serem abordados experimentalmente. Logo, são estudados, teoricamente, os principais conceitos envolvidos e efetuado uma pesquisa a respeito dos possíveis experimentos que comprovem determinada teoria. Na sequência, foi realizado um levantamento dos materiais necessários e a execução do experimento proprieamente dito. Após, foram elaborados roteiros experimentais, de modo a garantir sua reprodução com o menor erro possível. Até o presente momento foram elaborados roteiros sobre Mecânica, Fluidos, Ondas, Termodinâmica e Eletromagnetismo no formato de um livro (intitulado “Ensino de Física com experimentos de baixo custo”) que encontra-se em processo de publicação, além de uma apostila sobre o tópico Óptica.

Para a socialização dos experimentos, os membros do projeto de pesquisa têm apresentado oficinas para alunos e professores do Ensino Médio nos laboratórios de Física da UFFS. Após o agendamento das oficinas, é verificado o tempo disponível para a apresentação, e dentro deste planejamento são definidos quais experimentos são propostos para a turma. Os experimentos selecionados são estudados pelos apresentadores, através dos roteiros experimentais previamente elaborados. Até agora foram apresentadas oficinas para alunos das Escolas/Universidade durante o mês de maio, sendo uma oficina durante a Semana Acadêmica da Educação no Campo, uma oficina para os alunos do CEEBJA e uma oficina para o projeto de extensão “Educação, Ciência e Tecnologia na UFFS – Oficinas para o Ensino Médio”.

4 Resultados e Discussão

Para a elaboração das apostilas de apoio e roteiros experimentais, foram realizados diversos experimentos de diferentes áreas do conhecimento da Física, principalmente sobre os tópicos de Eletromagnetismo e Óptica. A figura 1 exemplifica dois experimentos que constam nas apostilas, e que são apresentados aos alunos de Ensino Médio nas oficinas.

As figuras 2, 3 e 4 ilustram as oficinas apresentadas até o momento, sendo que todas foram apresentadas no mês de maio e os participantes foram aos laboratórios de Física (Óptica e Mecânica) da UFFS para assistir. A primeira ocorreu no dia 17 de maio e foi ofertada na Semana Acadêmica da Educação no Campo, onde os participantes foram alguns estudantes do curso. A segunda ocorreu nos dias 22 e 23 de maio, a pedido do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Laranjeiras do Sul, onde os alunos da referida escola se dirigiram à Universidade, acompanhados por um professor, com recursos da própria escola. A terceira oficina aconteceu no dia 31 de maio, em parceria com o projeto de extensão institucional “Educação, Ciência e Tecnologia na UFFS – Oficinas para o Ensino Médio”, onde foram apresentados experimentos para estudantes do Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck.

Figura 1 – Esquerda: experimento “labirinto elétrico”. Direita: experimento “associação de espelhos planos”.

Figura 2 – Oficina apresentada aos alunos do curso de Educação do Campo na Semana Acadêmica, no dia 17/maio/2017.

Figura3 - Oficina apresentda aos alunos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Laranjeiras do Sul (CEEBJA), nos dias 22/maio/2017 e 23/maio/2017.

Figura 4. Oficina apresentada aos alunos das escolas inscritas no projeto de extensão “Educação, Ciência e Tecnologia na UFFS – Oficinas para o Ensino Médio”, no dia 31/maio/2017.

5 Conclusão

A experimentação é uma poderosa ferramenta para adquirir e testar conhecimentos, mas para esta ação se concretizar são necessários recursos e preparo dos docentes. Sabemos que nem sempre é esta a realidade das escolas brasileiras, então é realizada a proposta de contornar o problema da falta dos recursos financeiros necessários para a implementação de um laboratório didático, através da elaboração de experimentos de baixo custo. É proposto aqui que os materiais didáticos elaborados cheguem até as escolas da região de Laranjeiras do Sul, de modo a auxiliar o professor que tem uma carga horária extensa, trabalha em várias escolas e/ou utiliza a hora atividade para corrigir trabalhos, provas, organizar o livro de chamada, não conseguindo tempo para desenvolver atividades práticas além da teoria.

 

Citas

Halliday, D. R. Resnick e J. Walker. Fundamentos de Física - Volume 1, 2, 3 e 4 (Editora LTC, São Paulo, 2009). 8 ed.

Martini, G. W. Spinelli, H. C. Reis e B. Sant’Anna. Conexões com a Física – Volume 1, 2 e 3 (Moderna, São Paulo, 2013). 2 ed.

Sampaio J. L. e C. S. Calçada, Universo da física – Volume 1, 2 e 3 (Atual, São Paulo, 2005). 2 ed.

Torres, C. M. A. N. G. Ferraro, P. A. T. Soares e P. C. M. Penteado, Física: Ciência e Tecnologia – Volume 1, 2 e 3 (Moderna, São Paulo, 2013). 3 ed.

Vuolo. J.H. Fundamentos da teoria dos erros. (Blucher, São Paulo, 1996). 2 ed.

Publicado
21-09-2017