LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E A (IM)POSSÍVEL RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CUIDADO ALIMENTAR
Resumo
O objetivo desta pesquisa consistiu em fazer uma análise nos doze (12) LDs de Química com foco na EA, visto a significação dos conteúdos e possível potencial de articulação com a educação alimentar. Enfim, apresentar um estudo que possa contribuir pedagogicamente com a questão ambiental, especialmente na problematização e contextualização do tema em contexto escolar. A pesquisa é de caráter qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986) consistindo na análise do conteúdo de Bardin (1995) para observação dos dados (visto na primeira etapa, a pré-análise, na segunda, a inferência e por fim a interpretação). Foram analisados doze (12) LDs de Química com foco na EA (de quatro (04) coleções), cada coleção com três (03) LDs (1º, 2º e 3º ano) do Ensino Médio. Os quais se encontram e podem ser observados no Guia do Livro Didático do PNLD/2015, disponível na página do Ministério da Educação (MEC). Para tanto, foram levantados excertos, dados e percepções conforme conceitos/conteúdos apresentados em cada LD de Química e sua relativa importância no contexto quanto à EA e educação alimentar. Os códigos das coleções são: 27621COL21 (Química); 27622COL21 (Química); 27625COL21 (Química Cidadã) e 27635COL21 (Ser Protagonista – Química), os quais foram nomeados por L1, L2, sucessivamente.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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