INOCULAÇÃO E CO-INOCULAÇÃO DE AZOSPIRILLUM E BRADYRHIZOBIUM NA SOJA EM SOLOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE ACIDEZ

  • Hyago Dalavia Peixoto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Éverson Moacir Thomas Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rodrigo Gustavo Kulzer Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Romano Teloeken Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Renan Costa Beber Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumen

A demanda por grãos de soja tem crescido mundialmente em concomitância com a população,estimada em 9,2 bilhões de habitantes em 2050. O crescimento vertiginoso da população e da demandade alimentos é inversamente proporcional aos recursos naturais disponíveis e às áreas disponíveis para aprodução de alimentos, sendo a alternativa mais plausível o incremento na produtividade. Aimportância da fixação biológica de nitrogênio para a produção sustentável da cultura da soja é deamplo conhecimento na literatura, contribuindo com mais de 300 kg ha-1 de N. Contudo, recentementetem sido verificado efeitos benéficos da co-inoculação com bactérias diazotróficas associativas dogênero Azospirillum. Entretanto, os resultados preliminares têm sido contraditórios na resposta dacultura à esta prática, o que pode estar relacionada às condições de acidez do solo nos quais os estudosforam desenvolvidos. Desta forma, o objetivo do projeto é avaliar o efeito da acidez do solo nodesenvolvimento da soja inoculada e co-inoculada com bactérias Bradyrhizobium e Azospirillum. Oexperimento será realizado em casa de vegetação na Universidade Federal da Fronteira Sul - CampusCerro Largo, utilizando vasos plásticos contendo 5 kg solo da camada de 0-20 cm. Os tratamentosconsistirão de três condições de pHágua do solo (4,5, 5,5 e 6,5) e quatro tratamentos de inoculação (seminoculação; inoculação com Bradyrhizobium; inoculação com Azospirillum brasiliense e; co-inoculaçãocom Bradyrhizobium e Azospirillum brasiliense) na semeadura da cultura da soja. O experimento seráconduzido em esquema fatorial em blocos casualizados, com quatro repetições. A semeadura serárealizada em novembro de 2016, com 6 sementes por vaso e posterior desbaste para três plantas. Ainoculação será realizada diretamente sob as sementes no dia da semeadura. Ao longo do experimentoserá avaliado semanalmente a altura de plantas de soja. A colheita do experimento será realizada noestágio vegetativo V5, desmembrando a parte aérea das raízes. Na parte aérea será avaliada a produçãode matéria seca e os teores de N, P e K. Nas raízes, será avaliada a nodulação através da contagem donúmero de nódulos e a massa de nódulos por planta. O comprimento, diâmetro, volume e área radicularserá mensurado através do Winrhizo® software e scanner, no Laboratório de Solos e Ecologia Florestal(LABSEF) na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel. Os dados obtidosserão analisados estatisticamente, por meio de análise da variância, comparando-se as médias pelo testede Tukey em nível de probabilidade de 5%. Com o projeto espera-se compreender a relação entre aacidez do solo e a eficiência da inoculação com bactérias Bradyrhizobium e Azospirillum, ampliando oentendimento da co-inoculação com rizóbios e Azospirillum em culturas leguminosas, gerando subsídiopara recomendações de práticas sustentáveis de produção agrícola.

Citas

HUNGRIA, M.; CAMPO, R.J.; MENDES, I.C. A importância do processo de fixação biológica do nitrogênio para a cultura da soja: componente essencial para a competitividade do produto brasileiro. Londrina: Embrapa Soja, Documentos 283. p.80, 2007.

BÁRBARO, I. M.; MACHADO, P. C.; BARBARO JUNIOR, L. S.; TICELLI, M.; MIGUEL, F. B.; SILVA, J. A. A. Produtividade da soja em resposta à inoculação padrão e coinoculação. Colloquium Agrariae, v. 5, n.1, p. 01-07, 2009.

YADEGARI, M. RAHMANI, A.; NOORMOHAMMADI, G.; AYNEBAND, A. Plant growth promoting rhizobacteria increase growth, yield and nitrogen fixation in Phaseolus vulgaris. Journal of Plant Nutrition, New York, v. 33, n. 12, p. 1733-1743, 2010.

Publicado
24-08-2017