O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO
Resumo
Um dos maiores desafios encontrados no ensino de Física e Ciências consiste na conexão entre o conhecimento adquirido pelos alunos e o mundo cotidiano. É cada vez maior a preocupação dos professores em introduzir experimentos nas disciplinas científicas, na tentativa de facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza. Mas muitas escolas brasileiras não possuem laboratórios e tampouco recursos financeiros para a realização de atividades experimentais, e muitas vezes os próprios docentes não apresentam o preparo necessário e nem dispõem de tempo para o desenvolvimento de tais atividades. Diante das dificuldades encontradas, é feita a proposta da elaboração e validação de experimentos que se utilizem de materiais de baixo custo, recicláveis ou até mesmo sucata, para a futura utilização destes em sala de aula, oficinas e outras atividades de ensino de Física. Os experimentos incluirão conceitos e aplicações de Física Geral, e contarão com roteiros e materiais didáticos de apoio elaborados para dar suporte e facilitar a reprodução do experimento por outros professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).