O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO

  • Angelo Donizete Ribeiro UFFS
  • Denize Almeida da Silva UFFS
  • Fernanda Souza Muller UFFS
  • Daniele Guerra da Silva UFFS
  • Vivian Machado de Menezes UFFS

Resumen

Um dos maiores desafios encontrados no ensino de Física e Ciências consiste na conexão entre o conhecimento adquirido pelos alunos e o mundo cotidiano. É cada vez maior a preocupação dos professores em introduzir experimentos nas disciplinas científicas, na tentativa de facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza. Mas muitas escolas brasileiras não possuem laboratórios e tampouco recursos financeiros para a realização de atividades experimentais, e muitas vezes os próprios docentes não apresentam o preparo necessário e nem dispõem de tempo para o desenvolvimento de tais atividades. Diante das dificuldades encontradas, é feita a proposta da elaboração e validação de experimentos que se utilizem de materiais de baixo custo, recicláveis ou até mesmo sucata, para a futura utilização destes em sala de aula, oficinas e outras atividades de ensino de Física. Os experimentos incluirão conceitos e aplicações de Física Geral, e contarão com roteiros e materiais didáticos de apoio elaborados para dar suporte e facilitar a reprodução do experimento por outros professores.

Publicado
07-09-2017