A MICROBIOLOGIA SOBRE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA NOS LIVROS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA PUBLICADOS NO BRASIL NO SÉCULO XX
Resumo
O estudo da microbiologia muitas vezes limita-se à imaginação, pelo fato dos microrganismos serem microscópicos. Aliado a isso, temos os problemas apresentados pelos livros didáticos (LD) relacionados aos conceitos empregados e à contextualização. Ambos os aspectos podem contribuir para que os alunos adquiram um conhecimento equivocado acerca da microbiologia e dos microrganismos. Por isso é fundamental aprofundar os estudos sobre o tema, por meio do estudo do conteúdo e das imagens presentes nesses livros, buscando vislumbrar como foi historicamente construído esse conhecimento.
Referências
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001. 38p.
PELCZAR JUNIOR, Michael Joseph; CHAN, E. C. S; KRIEG, Noel R. Microbiologia: conceitos e aplicações. v. 1. 2. ed. São Paulo: Pearson, 1997. 524 p.
PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciências. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciências, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental: Proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).