AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM FOCO: DA REPRODUÇÃO PARA A EMERGENTE DA CRIAÇÃO

  • Cristina Ramos Trindade Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rafaela Günzel
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

Resumo

Pensar na avaliação educacional de forma intrínseca no processo de ensino requer entender alguns dos limites e desafios que perpassam o contexto educacional para que o processo se efetive com qualidade. Um dos limites é a questão de entendimento paradigmático referente ao sistema tradicional da reprodução e ao sistema emergente da criação. Diante de tal questão, volta-se à avaliação educacional no constate pensar para entender o que se quer ao avaliar o aluno. Se for apenas uma nota satisfatória representada por um conceito, ou a ampliação do pensar pelo aluno no desenvolvimento do mesmo, característica de um paradigma emergente que pode ser compreendido como a reconstrução de um saber contínuo no processo de ensinar e aprender. A discussão em torno do tema perpassa a escola e universidade, onde este processo torna-se mais significativo quando investigado pelos licenciandos já na formação inicial e pelos professores das escolas e universidade. Diante disso, ressalva-se a importância da investigação pelo tema desta pesquisa na finalidade de investigar a respeito da avaliação realizada pelo professor da escola básica e universidade, juntos em formação continuada e os licenciandos em formação inicial, a respeito das concepções e práticas voltadas à avaliação.

 

Biografia do Autor

Cristina Ramos Trindade, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Publicado
16-10-2016