AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM FOCO: DA REPRODUÇÃO PARA A EMERGENTE DA CRIAÇÃO
Resumo
Pensar na avaliação educacional de forma intrínseca no processo de ensino requer entender alguns dos limites e desafios que perpassam o contexto educacional para que o processo se efetive com qualidade. Um dos limites é a questão de entendimento paradigmático referente ao sistema tradicional da reprodução e ao sistema emergente da criação. Diante de tal questão, volta-se à avaliação educacional no constate pensar para entender o que se quer ao avaliar o aluno. Se for apenas uma nota satisfatória representada por um conceito, ou a ampliação do pensar pelo aluno no desenvolvimento do mesmo, característica de um paradigma emergente que pode ser compreendido como a reconstrução de um saber contínuo no processo de ensinar e aprender. A discussão em torno do tema perpassa a escola e universidade, onde este processo torna-se mais significativo quando investigado pelos licenciandos já na formação inicial e pelos professores das escolas e universidade. Diante disso, ressalva-se a importância da investigação pelo tema desta pesquisa na finalidade de investigar a respeito da avaliação realizada pelo professor da escola básica e universidade, juntos em formação continuada e os licenciandos em formação inicial, a respeito das concepções e práticas voltadas à avaliação.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).