PENSAMENTO CRÍTICO: UMA ANÁLISE EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO BRASILEIRAS
Resumo
Cada vez mais vem crescendo o debate sobre o uso de estratégias de ensino que estimulem o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos, no intuito de torná-los não só mais preparados profissional e socialmente, mas também para que consigam atender suas necessidades pessoais, oportunizando a estes que consigam visualizar e concretizar seus objetivos de vida, como cidadãos em sociedade (TENREIRO-VIEIRA; VIEIRA, 2013; VIEIRA; VIEIRA, 2005).O presente trabalho baseia-se em um processo de pesquisa qualitativa em educação, de caráter documental (LÜDKE; ANDRÉ, 2011). Com o intuito de comparar e analisar se os processos de pensamento crítico estão presentes nas seguintes estratégias de ensino: a) Educar pela Pesquisa; b) Experimentação Investigativa; c) Resolução de Problemas; d) Ensino por Investigação; procedemos a seleção de textos (livros ou capítulos de livros) utilizados amplamente para descrever as estratégias já referidas e que procurasse manter profunda relação com a criação ou utilização como referencial padrão em contexto brasileiro para o desenvolvimento da estratégia de ensino em questão. A decisão por estas se deve pelo reconhecimento de que as cinco estratégias já referidas tenham em seu escopo a ideia do desenvolvimento de pensamento crítico ou reflexão crítica quando olhadas tendo como referencial esta temática. Utilizou-se como principal referencial teórico os critérios e elementos que definem a promoção do pensamento crítico em Ciências segundo Vieira e Tenreiro-Vieira (2013).
Referências
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2011.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Estratégias de ensino e aprendizagem e a promoção de capacidades de pensamento crítico Anais. IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de Las Ciencias. Univerisdade de Girona: Girona, ES, 2013.
VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. Estratégias de Ensino/Aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XIII JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XIII JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-email jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jicsimpos).