COMPETITIVIDADE DE CANA-DE-AÇÚCAR INOCULADA COM BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS COM PLANTAS DANINHAS

  • Fábio Junior Capelesso Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • EDUARDO DEDONATTI Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • DEBORA MUNARETTO Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • LUIZ ANTONIO CEZAROTTO Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • SIUMAR PEDRO TIRONI Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Palavras-chave: RB867515, fixação biológica, Digitaria insularis

Resumo

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, utilizada para a produção de açúcar e etanol. Um dos principais limitantes da produtividade da cana-de-açúcar é a interferência causada pelas plantas daninhas, que pode inviabilizar o cultivo da mesma. Com isso fui conduzido um estudo com o objetivo de verificar a contribuição da inoculação de bactérias diazotróficas na promoção do crescimento e na habilidade competitiva da cultivar de cana-de-açúcar RB867515 com espécies daninhas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por um fatorial (2x4), com ou sem inoculação de bactérias fixadoras de N (Herbaspirillum rubrisubalbicans, Herbaspirillum seropedicae, Azospirillumam azonense, Gluconacetobacter diazotrophicus e Burkholderia tropica) e a convivência da cultura com as espécies daninhas (Digitaria insularis, Amaranthus retroflexus, Bides pilosa e livre de infestação). As cepas das bactérias foram inoculadas nos microtolete da cultivar de cana-de-açúcar RB867515, posteriormente foi realizado o plantio das mesmas em vasos de 12 dm3 preenchidos com solo corrigido. As espécies daninhas foram transplantadas (5 plantas por vaso) no momento da emergência da cultura.Aos 65 e 80 dias após a emergência (DAE) foram avaliados o número de perfilhos e teor de clorofila da cultura. Os teores de clorofila foram determinados da última folha completamente expandida com uso de um medidor eletrônico digital (clorofilômetro). Aos 80 DAE foram avaliadas a altura, número de folhas, diâmetro do caule e massa seca da parte aérea da cultura.

A inoculação de bactérias diazotróficas fixadoras de nitrogênio contribui somente na altura da cana-de-açúcar, mas não contribui na habilidade competitiva da cultura. Todas as espécies daninhas estudadas comprometem o desenvolvimento da cana-de-açúcar, no entanto, a Digitaria insularis é a espécie que causa maior interferência negativa.

Referências

CHAVES, V.A. et al. Desenvolvimento inicial de duas variedades de cana-de-açúcar inoculadas com bactérias diazotróficas. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.39, n.6, p.1595-1602, 2015.

GALON, L. et al. Disponibilidade de macronutrientes em cultivares de cana-de-açúcar submetidas à competição com Brachiaria brizantha. Ciência Rural, v.42, n.8, p.1372-1379, 2012.

PROCÓPIO, S.O. et al. Manejo de plantas daninhas. In: SANTOS, F.; BORÉM, A; CALDAS, C. Cana-de-açúcar Bionergia, açúcar e álcool: Tecnologias e Perspectivas. Editora UFV; Viçosa-MG, p.181-215, 2010.

SCHULTZ, N. et al. Inoculation of sugarcane with diazotrophic bacteria. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.38, n.2, p.407-414, 2014.

Publicado
20-09-2016