Avaliação do Desempenho Produtivo e Reprodutivo, Biometria Corporal e Genealogia de Bovinos da Raça Angus e Suas Correlações.

  • Evandro Milani Pretto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Marcelo Falci Mota
  • Adalgiza Pinto Neto
  • Fernando Reimann Skinieski
  • Diogo Gaspa
Palavras-chave: Melhoramento genético, Bovinos da raça Angus, Biometria Coporal, Desempenho produtivo de bovinos.

Resumo

A produção de carne requer a aplicação de práticas relacionadas ao manejo nutricional, genética, sanitário, dentre outros. A avaliação constante de características produtivas, reprodutivas e qualidade de carcaça é necessária para avaliação da performance animal, como também conhecer indivíduos superiores que podem ser utilizados como multiplicador de material genético em rebanho puro ou em cruzamentos.  O crescimento de carcaça se baseia primeiramente no crescimento do tecido ósseo, muscular e então do tecido adiposo o que por sua vez define o chamado “acabamento” de carcaça além de gordura de marmoreio que proporciona macies e sabor a carne.Avaliou-se animais da raça Angus participantes de exposições coordenadas pela Associação Brasileira de Angus (ABA), onde realizou a biometria individual de características produtivas, reprodutiva e qualidade de carcaça. Na avaliação do peso dos animais da raça Angus, encontrou-se uma superioridade durante a idade de 18 até 20 meses de 21% para os machos e também sobre os animais zebuínos (2,9%) citados. Quando avaliado a circunferência escrotal os animais da raça Angus apresentaram com 8 meses 25,7% a mais neste quesito. Após análise de característica de qualidade de carcaça representadas por área de olho de lombo (AOL), espessura da gordura subcutânea (EGS), e gordura de garupa (P8), sendo os machos da raça Angus com 180 dias 4,46% superiores em AOL em relação as fêmeas e quando comparado a animais zebuínos com 240 dias foram 11,52% superiores. As fêmeas superaram os machos em deposição de gordura, o que foi representado por EGS e P8 obtendo superioridade de 15,32% e 13,9% respectivamente, com aproximados 25 meses de idade.  Após o termino da elaboração das tabelas e gráficos comparou-se os dados com o de outros animais de diferentes raças, podendo compreender o atual patamar da raça Angus no Brasil possibilitando ter um ponto de referência para que ocorra melhorias das características da raça.

Biografia do Autor

Evandro Milani Pretto, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

Marcelo Falci Mota
Adalgiza Pinto Neto

Referências

MOTA, M. F. et al. Evolução Fenotípica de Características Produtivas e Reprodutivas Avaliadas pela Biometria Corporal de Fêmeas da Raça Brahman. In: XV Congresso Mundial da Raça Brahman, 2010, Uberaba. Anais do XV Congresso Mundial da Raça Brahman, 2010

PIMENTEL, S. M. e SILVA; E. A. Correlação entre Perímetro Escrotal e Características Reprodutivas da Progênie. FAZU em Revista, Uberaba, n.7, 2010.

DAYTON, W.R. and WHITE, M. E. Cellular and molecular regulation of muscle growth and development in meat animals. Department of Animal Science, University of Minnesota, St. Paul. December, 2014.

SIQUEIRA, J.B. et al., Relação entre perímetro escrotal e características produtivas e reprodutivas em bovinos de corte: uma revisão. Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.37, n.1, p.3-13, jan./mar. 2013

Publicado
07-10-2016